29/11/2016

POSTAIS da RUA DOS ANJOS: lixo




Diariamente, é este o cenário de muitas ruas de Lisboa: contentores na via pública TODO o DIA. Acabam por funcionar como uma espécie de "sinalética" informal, isto é, «ponham aqui lixo». Ao final do dia vemos todo o tipo de sacos e lixos depositados em volta destes contentores dos prédios. Também é cada vez mais frequente observarmos contentores partidos, sem tampa. Lisboa está um nojo. Merecemos ruas limpas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mereciamos também maior civismo da população e maior atenção da CML para estes casos. É que cada vez se vê mais ruas nesta situação.

Miguel

LuisY disse...

Resido na antiga freguesia da Pena, hoje Arroios e o sistema de recolha do lixo é uma bandalheira e as ruas estão cheias de porcaria.

Há uns anos a CML instituiu um sistema, em que recolhiam o lixo comum às segundas, quartas e sextas, as embalagens às terças e sábados e o papel à quinta. Para tal começou a distribuir gratuitamente sacos de lixo aos moradores com as diferentes cores.

Acontece que na zona da Pena os apartamentos são muito pequeninos e nas cozinhas minúsculas o cidadão tem que armazenar quatro recipientes do lixo, o comum, as embalagens, o papel e ainda um saco para os vidros. Todos estes sacos de lixo em casa atraem a rataria, que como toda a gente sabe prolifera nos bairros antigos.

Pior do que isso, a Câmara deixou de distribuir os sacos gratuitamente e é um sarilho encontrar sacos amarelos à venda. Por outro lado, toda zona agora está cheia de turistas que alugam apartamentos e que desconhecem estas regras complicadas para o lixo. O resultado é que toda a gente põe o lixo à maluca cá fora em sacos pretos e A CML recolhe uns e deixa outros e os cães, os mendigos desfazem os sacos que ficam e a rua torna-se uma porcaria com toda a espécie de dejectos espalhados pelo chão.

O sistema de recolha de lixo tem que ser urgentemente revisto nos bairros antigos. Bem sei que a exiguidade das ruas não permite a colocação de ecopontos, mas obrigar o cidadão a ter em casa 4 recipientes do lixo é muito pouco higiénico. Enfim, o sistema de recolha de lixo não está a resultar de todo.

Um abraço