17/12/2019

Estátua do Condestável


(Chegado por e-mail)

«Bom dia

Já por várias vezes falei que a estátua de D Nuno Álvares Pereira, que está junto do Mosteiro da Batalha, era para estar no alto do Parque Eduardo VII.
Essa estátua chegou a ser lá colocada, mas como alguns burros não gostaram de ver o Condestável a cavalo, retiraram-na e colocaram-na na Batalha.
Como agora já existe uma bela estátua do Condestável em Lisboa, no Restelo, tenho agora outra ideia: colocar no alto do Parque a estátua de D João I que está na Praça da Figueira, para assim se poder também reconstruir o antigo mercado.
Quanto ao mamarracho do Cutileiro, pode ser colocado noutro lugar; mas seria melhor fazer-se outro monumento ao 25 de Abril, mais digno que aquele.
Junto envio fotografias da estátua do Condestável, na Batalha e quando foi colocada no alto do Parque.

Os meus melhores cumprimentos

Álvaro Pereira»

6 comentários:

Francisco Montellano disse...

Caro Álvaro Pereira,

Tem toda a razão! Que bem que ficaria a estátua de D. João I no alto do Parque Eduardo VII.
Quando à razão da troca da estátua do Condestável para a Batalha, deixo aqui o link do vídeo de um dos programas do Prof. José Hermano Saraiva, que na altura era vereador da CML e que conta a verdadeira versão dos factos.
Vale a pena ver, que é muito interessante! Veja a partir do minuto 5:50.

https://www.youtube.com/watch?v=PoopEeiljqw

Um abraço,

Francisco Montellano

Alvaro Pereira disse...

Caro Francisco

Já vi o video e agradeço a sua sugestão.
No entanto, eu conheci pessoas que viveram aquela época e me disseram que houve um desentendimento no Exército por causa da estátua: a Cavalaria dizia que D. Nuno era de infantaria e por isso não podia estar a cavalo. Já a Infantaria dizia que D. Nuno, como comandante dos exércitos, fazia sentido estar a cavalo.
E como pode ver na fotografia que publiquei, a estátua foi mesmo colocada no alto do Parque.

Os meus melhores cumprimentos

Álvaro Pereira

João Ribeiro disse...

Caro Álvaro Pereira,

Homónimo do pai de Nuno Álvares Pereira sendo que Álvares é um patronímico de Álvaro (Álvares, o filho de Álvaro) nem a propósito este seu post. Ainda há pouco passei pelo alto do Parque Eduardo VII e as ruínas que lá se encontram denunciam uma precedente estátua e que me intrigou. Pois bem, resolveu o meu enigma. Também tinha conhecimento pelo programa de José Hermano Saraiva de que a estátua de D. João I foi originalmente desenhada para estar na Batalha. Seria justo devolvê-las ambas aos seus locais de originais e não sendo possível, que fosse a estátua de D. João I para o Parque Eduardo VII. Qualquer destas duas opções é sensata. Agora mais do que tudo isto, o que é verdadeiramente premente é remover aquela aberrante monte de destroços do "artista" João Cutileiro para alguma pedreira que lhe desse o devido uso, por exemplo transformar o falo empedrado em pedras de calçada.

Obrigado e Cumprimentos,

JR

Alvaro Pereira disse...

Caro João Ribeiro

Muito agradeço as suas palavras.

Os meus melhores cumprimentos.

Álvaro Pereira

Anónimo disse...

Concordo com a alteração de local das duas estátuas. Acho o mais apropriado.
Quando aos "destroços" do cutileiro, por muito que concorde que ele é um grande artística, também não posso deixar de dizer que aquele "monumento" ao 25 de abril foi, na minha opinião, algo disparatado. Faz mais sentido neste local uma das estátuas referidas.
Quando ao mercado na Praça da Figueira, penso que nos dias que correm torna-se desajustado. Houve uma época em que faria sentido, mas hoje em dia não me parece. Fecharia muito mais a praça, o que não contribuiria em nada para um espaço aberto e ensolarado neste zona da cidade.

Alvaro Pereira disse...

Caro anónimo

Não estou a dizer que tem de ser mercado como antigamente.
Há já alguns tempos que a CML organiza na Praça da Figueira uma feira de #comes e bebes", que é muito concorrida.
Se se reconstruísse o edifício da Mercado, os feirantes estariam em melhores condições.

Cumprimentos.

Álvaro Pereira