28/04/2020

Ainda sobre a desavergonhada reitoria...


A resposta dos serviços de Urbanismo da CML:

«Exmos Senhores,

Na sequência da denúncia relativa à remoção da placa removida do edifício Ventura Terra, informamos o seguinte:

1. Os serviços municipais só tiveram conhecimento dos factos atinentes à remoção da placa afixada na fachada do edifício Ventura Terra, propriedade da Universidade de Lisboa, pela informação/denuncia apresentada pelo Fórum Cidadania.

2. Nessa sequência, em 11 de março de 2020, foi realizada uma vistoria ao local, tendo a Policia Municipal informado que a destruição da placa teria decorrido de um acidente, o que, aliás, foi reiterado pelo proprietário do edifício em declarações à comunicação social.

3. Na sequência da referida vistoria, os serviços do Município enviaram comunicação à Universidade de Lisboa alertando para a necessidade de repor a referida placa evocativa do edifício Ventura Terra.

4. Em 25 de abril de 2020, a Universidade de Lisboa informou de que já foi reposta uma réplica exa​ta da placa, conforme fotografia em anexo, assim como foi esclarecido que o restauro da placa original aguarda oportunidade para ser executado, atenta a atual crise de saúde pública.

Com os melhores cumprimentos,

Rosália Russo
Diretora Municipal do Urbanismo»

2 comentários:

Julio Amorim disse...

A placa foi retirada sem autorização prévia o que deveria significar
.…consequências ? Mas nada. Destrói-se património, coloca-se uma réplica, e vamos seguir em frente. A mensagem para o próximo que se meta em crime lesa-património é clarinha….esteja à vontade.

E depois não venham com a conversa do "acidente", porque o que aconteceu foi pura incompetência e falta de respeito pelo património da cidade e, aqui, a CML tinha uma boa oportunidade de dar o murro na mesa e um bom aviso para os próximos que se atrevam a estragar parte da nossa memória comum.

Uma réplica….humm, a que lá estava era a original, resultado da perícia e trabalho (manual) de anónimos há muito desaparecidos.

Anónimo disse...

Obrigado a quem está sempre atento.
Reparar nos pormenores é defender Lisboa e incentivar os distraídos que não deixem que se continue a destruir património diverso a propósito de oportunidades de mais-valias.