10/02/2021

Antiga cerca do Mosteiro de São Vicente - Pedido de esclarecimentos à CML

Exmo. Senhor Presidente
Dr. Fernando Medina
Exmo. Senhor Vereador
Eng. Ricardo Veludo


CC. AML, JF e media

Verificámos a presença de funcionários da CML (Departamento de Infraestruturas?) na Rua da Verónica, em trabalhos de consolidação com cimento das partes do antigo muro ali existente, que ameaçavam soltar-se para a via pública (ver foto em anexo).

Corre a informação de que o referido muro será demolido a prazo, para que a rua seja alargada e possam existir mais lugares de estacionamento automóvel.

Chamamos a atenção de V.Exas. para que tudo leva a crer que o referido muro remonte ao ano de 1834 e seja "apenas" um dos últimos troços, senão o último troço, existentes da antiga "Cerca de Recreio e Produção" do Real Mosteiro de São Vicente, e portanto, património histórico da cidade.

Por outro lado, a parte da Cerca em apreço encontra-se numa curva apertada numa rua íngreme, mas onde nem por isso deixa de haver perigo, já que é comum os automóveis ali passarem a velocidade não aconselhada. Uma vez a rua alargada, a velocidade de circulação será ainda maior, tal como a perigosidade que daí decorre para os transeuntes, numa rua onde existem muitos prédios de habitação e um liceu!

Por outro, ainda, não nos parece justificar-se a necessidade de mais estacionamento naquele arruamento, dada a existência de estacionamento junto ao Liceu Gil Vicente e dado o parque de estacionamento recentemente aberto nas traseiras do quartel de bombeiros.

Assim, solicitamos a V. Exas. que nos confirmem se existe de facto, da parte da CML, a intenção de demolir o último troço existente da antiga cerca do Convento de São Vicente.

Lembramos que há cerca de 10 anos, as obras que decorriam no Liceu Gil Vicente, destruíram diversos vestígios na área da cerca, incluindo uma casa de fresco e diversas estruturas de azulejo, sendo que alguns desses azulejos foram levados para o Museu Nacional do Azulejo, sem mais notícias até hoje.

Com os melhores cumprimentos

Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Pedro Jordão, Júlio Amorim, Jorge Pinto, Ana Celeste Glória, Nuno Caiado, Rui Pedro Barbosa, Alexandra Maia Mendonça, Rui Pedro Martins, Gustavo da Cunha, Virgílio Marques, Maria João Pinto, Eurico de Barros, Fernando Jorge, Carlos Boavida, Margarida Pardal, Gonçalo Cornélio da Silva, João Oliveira Leonardo, Miguel Jorge, Beatriz Empis, Pedro Cassiano Neves, Fátima Castanheira, António Araújo, Maria Ramalho, Bruno Palma

...

Resposta do sr. vereador João Paulo Saraiva, a 16.2.2021:

«Exmos. Senhores,

Encarrega-me o Senhor Vice-presidente, João Paulo Saraiva, de acusar a receção da mensagem, enviada ao Sr. Presidente, que desde já agradecemos e que mereceu a nossa melhor atenção.

A Câmara Municipal de Lisboa valoriza muito a participação cívica, pelo que é com muito gosto que dialoga com os(as) munícipes e considera as suas preocupações e propostas.

Encaminhámos a questão que nos colocaram aos vários serviços com competências na matéria. A Câmara não tem neste momento em marcha qualquer procedimento com vista à demolição do muro, mas apenas uma obra de reparação de partes em desagregação, determinada por uma notificação da proteção civil municipal, em ordem à salvaguarda da vida de pessoas e à proteção de bens.

Atendendo ao alerta que nos fizeram de que o muro tem valor patrimonial que importa salvaguardar, remetemos a vossa mensagem ao pelouro da cultura.

Obrigado pela ajuda a cuidar de Lisboa

Com os melhores cumprimentos,

Gabinete do Vice- Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
João Paulo Saraiva»

Sem comentários: