16/07/2021

Anexo topo palacete R. São Pedro Alcântara vs. "Marquise de Ronaldo" - Pedido de esclarecimentos à CML e DGPC

Exmo. Senhor Presidente
Dr. Fernando Medina,
Exmo. Senhor Vice-Director Geral do Património Cultural
Arq. João Carlos Santos,
Exmo. Senhor Vereador do Urbanismo
Eng. Ricardo Veludo


C.C. AML e media

Serve o presente para solicitarmos esclarecimentos a V. Exas. sobre o não pronunciamento, até hoje, da CML e da DGPC relativamente à queixa por nós apresentada em 2015, e renovada em 2019, que vos dava conta da construção de um anexo, presumivelmente ilegal, no topo do palacete do nº 83 da Rua de São Pedro de Alcântara (hostel The Independente).

Estranhamos tal facto, face ao empenho recente da CML relativamente à construção de uma "marquise" pelo proprietário do 13º piso no topo do edifício da Rua Castilho, nº 203, que foi apelidada, e bem, pelo arq. José Mateus, autor do projecto de alterações ao prédio referido, como "conspurcação ignóbil" do seu trabalho.

Lamentamos que no caso do palacete oitocentista da Rua de São Pedro de Alcântara, que se encontra numa artéria que, ao contrário do quarteirão da Rua Castilho do "203", é histórica e constituiu uma referência patrimonial e turística da cidade de Lisboa, a CML e a DGPC não tenham ainda feito qualquer procedimento com vista à reposição da legalidade e à recuperação da estética fantástica daquela frente de quarteirão, que todos admiramos.

Questionamo-nos se é pelo facto de o projectista do palacete já não se encontrar entre nós ou não ser considerado "autor" pelos seus pares, nem ter, portanto, a oportunidade de recorrer aos media para expor a sua indignação, ou se será pelo facto do autor da marquise do "203" ser uma estrela do firmamento futebolístico e, portanto, uma alvo fácil para a polémica mediática, ou se por outra razão mais subjectiva.

Aproveitamos o ensejo para solicitar à CML um ponto de situação sobre as averiguações da CML, anunciadas publicamente aquando da contestação ao anexo do "Castilho 203" da CML, e aos procedimentos eventualmente já encetados pela mesma no sentido se fazer cumprir a lei, isto é, se já foi dada ordem para a sua demolição.

Muito obrigado.

Melhores cumprimentos

Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Virgílio Marques, Fernando Jorge, Helena Espvall, Eurico de Barros, Jorge Pinto, Júlio Amorim, Carlos Boavida, Nuno Caiado, Pedro Jordão, Mariana Carvalho, Maria do Rosário Reiche, Irene Santos

Fotos de Fernando Jorge

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem ajam !