Dr. Fernando Medina,
Exmo. Senhor Vereador
Arq. Manuel Salgado
C.C. AML, J Freg. Santa Maria Maior e media
No âmbito do Programa "Uma Praça em Cada Bairro" (http://www.cm-lisboa.pt/participar/uma-praca-em-cada-bairro), programa que, voltamos a reforçar, consideramos ser uma enorme mais-valia para o futuro da nossa cidade, serve o presente para solicitarmos a V.Exas., à semelhança do que já fizemos para o Largo de São Sebastião, em relação ao qual V. Exas. nos informaram vir o mesmo a ser incluído no programa Pavimentar Lisboa 2015-2020, o que nos deixa bastante agradecidos, a inclusão de outro largo da zona histórica que consideramos estar a necessitar de um tratamento condigno e urgente.
Referimo-nos ao Largo Rodrigues de Freitas, ao Castelo, e para o qual, segundo sabemos, existe até um projecto de requalificação trabalhado pelos Serviços da CML, julgamos que desde 2009, pelo que talvez seja o momento de o recuperar para a agenda do “Uma Praça em Cada Bairro” ou do Pavimentar Lisboa 2015-2020, ainda que com algumas alterações de pormenor.
Como é do conhecimento de V. Exas. este largo caracteriza-se por uma profunda anarquia a vários níveis, desde logo pelo abuso generalizado em termos do estacionamento automóvel, pelo caos do perfilamento de passeios, pelo mau estado da calçada portuguesa, que importa recuperar e preservar, com particular perigosidade em termos da colocação das passadeiras de peões, agravada pelo desnível de cota bastante acentuado, onde, na verdade, os cidadãos são obrigados a circular pelo meio da via porque os passeios estão permanentemente ocupados ou por viaturas ou por andaimes de prédios devolutos (há 2 edifícios com andaimes há pelo menos 10 anos sem que se preveja o início de obras). No geral, o espaço público apresenta-se confrangedor enquanto espaço de fruição pelas pessoas, os espaços verdes são maltratados e as árvores ignoradas, tal como ignorados são os edifícios de interesse histórico da zona, sejam os palácios ali existentes, seja pelo abandono do largo que dá para a fabulosa igreja do Menino Deus, seja o próprio edifício conventual, sejam as casas humildes e também históricas - a este propósito, é inenarrável o estado da casa onde terá nascido São João de Brito.
Trata-se, portanto, de um largo histórico que requer um tratamento paisagístico e histórico-cultural adequado, que o dignifique e valorize, em prol de uma Lisboa mais bonita e vivida, pelo que solicitamos à CML que lhe faça justiça através do Uma Praça em Cada Bairro/Pavimentar Lisboa 2015-2020.
Juntamos algumas fotos actuais do estado do Largo Rodrigues de Freitas.
Com os melhores cumprimentos
Lisboa, 10 de Dezembro de 2015
Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Inês Beleza Barreiros, Mariana Ferreira de Carvalho, Pedro Formozinho Sanchez, Júlio Amorim, Miguel de Sepúlveda Velloso, Maria do Rosário Reiche, Virgílio Marques, Luís Marques da Silva, Fátima Castanheira, Jorge Santos Silva e Nuno Vasco Franco
....
Há boas-novas da CML e do Vereador Manuel Salgado:













