18/03/2022

21 de Março, Dia Mundial da Árvore

A ÁRVORE NA CIDADE

Nestes tempos de grandes desafios para a Humanidade, com pandemias, secas severas e guerras envolvendo o perigo do nuclear, quem se lembrará das ávores? E, no entanto, elas continuam lá, silenciosas e persistentes, ao ritmo das estações do ano, cumprindo a sua missão no equilibrio da biosfera e aliadas do Homem na manutenção da sua qualidade de vida, sem exigir nada em troca.

É altura de reconhecermos o papel das árvores na defesa da vida, também nas cidades, e assim devemos todos nós colaborar ativamente com as Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, ajudando estas entidades a cumprir o seu dever para com os cidadaos de cuidar os espaços verdes existentes em Lisboa, e promover sempre que possível o seu alargamento, oferecendo desde já a sua disponibilidade para conseguir uma Lisboa mais verde.

Assim, seria importante que todos os cidadãos a nível individual ou constituindo associações, se juntassem para colaborar activamente com as Camaras Municipais e Juntas de Freguesia, no sentido de:

Embelezar as varandas dos seus prédios com flores e plantas verdes ;

Criar e manter espaços verdes em todos os locais expectantes, formando canteiros arborizados sempre que possível.;

Cuidar dos espaços verdes junto das suas residências;

Chamar a atenção, da CML para a necessidade de tratar as árvores de alinhamento, algumas delas mortas e a aguardar substituição há largos anos..

Se todos procedermos assim, estou certo que caminharemos para uma Lisboa mais verde e saudável, proporcionando uma melhor qualidade de vida a todos os que nela vivem ou a procuram pela sua beleza.


Pinto Soares

2 comentários:

Unknown disse...

a propósito deste dia, parece-me que Lisboa é uma cidade mal arborizada, dá-se mais prioridade ao estacionamento do que às árvores, mas é preciso mudar as mentalidades no atual contexto global de mudanças climáticas. não se poderia através deste fórum propor à CML um plano de arborização ambicioso, digno de uma capital de futuro? o primeiro passo seria definir por lei que arruamentos devem ser arborizados com uma ou duas filas de árvores, depois fazer o levantamento de todos os arruamentos por arborizar, por freguesia, e finalmente usar alguma verba das famosas taxas para arborizar a cidade num prazo de cinco anos. em Lisboa anda-se mais ao sol do que em Paris ou Londres onde faz menos calor...por exemplo a cidade universitária é completamente deficiente em arvoredo.. fica a sugestão /F. de Portugal

Anónimo disse...

existem presentemente em Lisboa associações crediveis, com trabalho já desenvolvido,em número suficiente, para constituir uma plataforma com força para dialogar com a Câmara Municipal no sentido de, a curto prazo (cinco anos) desenvolver um plano de arborização para Lisboa, envolvendo também activamente toda a população residente.

Seria interessante convidar o Foru8m Cidadania, dada a sua capacidade aglotinadora já por várias vezes denonstrada, para ser o porta-voz desta ideia de projeto, junrto da CML.

Pinto Soares