23/07/2007

Moradores do Arco do Cego contra vedação na escola

In DN - Filipe Morais

Requalificação da Escola D. Filipa de Lencastre gera contestação

Os moradores do bairro do Arco do Cego, em Lisboa, estão preocupados com o projecto para requalificar a entrada da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre. O presidente da Junta de Freguesia de São João de Deus, Rui Manuel Pessanha da Silva, explicou que "parece que a vedação não passou de uma sugestão e era vista como uma medida provisória".

Ainda assim, os moradores estão preocupados, já que, para garantir a segurança dos alunos, essa vedação iria isolar uma grande área em frente da escola, impossibilitando o usufruto daquele espaço público. Os moradores juntaram-se e estão a recolher assinaturas para um abaixo-assinado, que querem enviar à Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL).

Em causa está um protocolo assinado entre a Câmara de Lisboa e a DREL para fazer um agrupamento vertical de escolas, na D. Filipa de Lencastre, em que a autarquia se comprometia "a vedar o espaço público contíguo à frontaria da escola e a construir a respectiva portaria". Agora, os moradores mostram-se preocupados. "O que se ouve dizer é que vão fechar uma área bastante grande e depois ninguém lá pode passar".

Rui Manuel Pessanha da Silva afirma que tem estado "em contacto com a DREL e até agora, oficial ou oficiosamente, não fui informado. Realmente há uma proposta de alteração, mas as obras só começarão em 2008".

Quanto aos rumores de que a indesejada vedação poderá avançar já no mês de Agosto, o autarca sublinha que "é melhor não fazerem nada nas costas das pessoas, porque senão vai ser pior. E atenção que não é uma ameaça, é apenas uma posição. Da minha parte, não permitirei que nada aconteça sem o meu conhecimento". O autarca adianta que tem estado em contacto com os representantes dos moradores, a quem manifestou já a sua posição. Isabel Castro, residente no bairro, refere mesmo que já se levantou a hipótese de se avançar com uma providência cautelar, caso se tente construir a vedação em Agosto.

Os residentes querem defender o valor histórico, patrimonial e estético de um bairro residencial. Actualmente, decorre no Ippar (Instituto Português de Património Arquitectónico) um processo para classificação da Escola D. Filipa de Lencastre, assim como do conjunto do bairro do Arco do Cego. No abaixo-assinado, os moradores pedem a suspensão do projecto, a fim de que possa haver um período de discussão pública.

1 comentário:

FJorge disse...

Mais um atentado ao espaço público! Sou residente na Freguesia de São João de Deus e estou interessado em assinar a petição. Quem devo contactar?