08/01/2011

E se Lisboa tivesse um parque de diversões gigante?

In Sol Online (8/1/2011)
Por Ana Serafim


«Criar um parque temático e de lazer capaz de receber até quatro milhões de visitantes por ano, fazendo da capital portuguesa um destino para famílias, é um dos dez programas estratégicos inscritos no novo plano que Associação do Turismo de Lisboa (ATL) apresenta hoje.

Transformar Belém num «distrito dos museus», tirando partido dos espaços museológicos dedicados à Marinha, Arte Popular ou Arqueologia, bem como o futuro Museu dos Coches e o Centro Cultural de Belém, é outro dos projectos sugeridos no documento, o TLx14, que traça a estratégia para estimular o turismo da região entre 2011 e 2014.

Para potenciar o turismo de negócios - que beneficia do clima ameno da capital portuguesa e da relação qualidade/preço da oferta hoteleira - a ATL aponta ainda a necessidade de construir um novo centro de congressos com capacidade para 8000 pessoas. A zona da Praça de Espanha é referida como a mais indicada devido à existência de 4500 quartos hoteleiros.

«Importa continuar a inovar, a aumentar a competitividade e a proporcionar ao turista experiências únicas, para que a Região de Lisboa continue, como até aqui e de forma concertada, a ser o motor do Turismo nacional. Nunca é demais recordar que a região foi responsável por 22% das dormidas e por 29% das receitas globais na hotelaria nacional em 2009», considera o director-geral da ATL, Vítor Costa, num artigo de opinião publicado hoje no caderno Confidencial do SOL.

Ter uma estação náutica em Algés, aumentar os postos de amarração para barcos ao longo da costa da Região de Lisboa, aumentar as rotas e as ligações aéreas e as conexões ferroviárias, sobretudo através da Alta Velocidades são outras das componentes desta dezena de programas estratégicos. Objectivo: aumentar a notoriedade e a complementaridade da oferta turística da região. E «colocar Lisboa no top of mind das principais capitais europeias», sublinha ainda Vítor Costa.

Até 2014, prevê-se que a cidade de Lisboa ultrapasse os 6,3 milhões de dormidas (mais 628 mil do que em 2009) e que o gasto médio diário (sem transporte) dos visitantes aumente para 137,15 euros, contra os 131,41 euros registados em 2009.

Já na Grande Lisboa (concelhos de Lisboa, Cascais, Sintra, Mafra e Oeiras) estima-se que haja um crescimento de 795,7 mil dormidas no período de vigência do plano, e de mais de um milhão de dormidas se considerar a Área Promocional de Lisboa, que engloba o território entre Setubal e Fátima.

Sem detalhar valores, o TLx14 adianta ainda que a estratégia de promoção regional é para ser seguida, mantendo os meios humanos, materiais e financeiros. »

...

Mas Lisboa não é já, e há muito, um imenso parque de diversões?

Agora, mais a sério, acho muito bem, que lá se faça uma Feira Popular como deve ser, mais um recinto para Rock-in-Rio e demais concertos-festa. Não tem é que ser no concelho de Lisboa, onde, aliás, nem vejo onde... Espero, também, que se aprenda com a experiência de Madrid e do seu parque temático vizinho, e não haja cambalachos proporcionais com as diversões. Siga a festa!

8 comentários:

A.lourenço disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
A.lourenço disse...

Sim, Madrid é um bom exemplo de como um parque de diversões pode ser útil e bem aproveitado.Construído de raiz , fora do centro, com bons acessos e transportes,um parque de diversões de grande qualidade. Mas em Lisboa já se sabe ou o querem construir no centro da cidade ou destruir um parque florestal ou um jardim para o fazer e claro fazer com que dê lucro o mais rapidamente possível e atamancar.
Lisboa tem ,comparado om Madrid uma riqueza imensa chamada bairros históricos, tem uma frente ribeirinha e um património em todos os aspectos extremamente valioso, mas isso não interessa nada e até nos damos ao luxo de o abandonar ou deixar que o destruam. Lisboa (Portugal) tem potencialidades imensas não fosse, na sua maioria, quem manda ser tão tacanho, conivente, cúmplice e de vistas curtas...Não fosse sermos tão amorfos...

Anónimo disse...

Lisboa já tem caos que chegue e sobre, arre!

Xico205 disse...

Era optimo, conforme já teve varios mini parques e agora não tem nada!!

Vespinha disse...

Ora aqui está uma ideia que defendo há anos: um bom parque de diversões, à semelhança de Madrid ou Paris, que atraia gente, mas não necessariamente no centro. Pelo que sei, o concelho de Loures já se disponibilizou para propor o espaço... o que teria muita lógica, prolongar a cidade a montante do rio.

Xico205 disse...

Loures não me parece o melhor local devido ás ventania constantes. Ainda por cima queriam faze-lo em SAC, ali a levar com o ventinho frio e humido do Oeste.

Anónimo disse...

o sr. Vítor Costa primeiro mande limpar a porcaria das ruas e alcatroá-las, pôr transporttes decventes e arrumar as ruas sem carros no passeio e depopis conversamos.
parece mais um disparate de verão que uma coisa séria.
nada contra o parque, mas fora de lisboa e com bases sustentáveis, que ainda não viomnos quais seriam

Luís Alexandre disse...

Um parque temático e de lazer capaz de receber até 4 milhões de visitantes por ano !?!?!?
Tenham juízo!!! Já chega de dar pão e circo ao Zé povinho.