27/01/2011

Santana finta hierarquia "laranja" e propõe o seu mapa para Lisboa

In Público (27/1/2011)
Por Inês Boaventura


«Vereador Victor Gonçalves e deputado António Prôa falam em "desrespeito" pelo partido. "Não usamos adesivo na câmara", reage Santana Lopes


Governo pede novo parecer para câmaras na Baixa

Santana Lopes e outros quatro vereadores eleitos pelo PSD apresentaram ontem uma nova proposta para a reorganização administrativa de Lisboa, na qual prevêem 26 freguesias. Esta iniciativa, no dia em que o executivo iria votar o mapa com 24 freguesias, caiu mal dentro do partido "laranja", já que ignorava o entendimento selado pelo presidente da distrital social-democrata com o PS e que prevê uma solução substancialmente diferente.

A revelação de que não concordava com o mapa de Lisboa resultante desse acordo foi feita por Santana Lopes em plena reunião da Câmara de Lisboa e apanhou de surpresa o vereador Victor Gonçalves, que representou o PSD nas negociações mantidas nos últimos meses com o presidente da câmara, eleito pelo PS. Aliás, também António Costa desconhecia que ia ser apresentada uma proposta alternativa.

Aquilo que Santana Lopes propõe é que Lisboa passe a ter mais duas freguesias que as 24 previstas no acordo PS-PSD. Por vontade do ex-primeiro-ministro e vereador "laranja" em Lisboa, seriam então 26, incluindo duas novas: Oriente (que integraria uma área hoje pertencente ao município de Loures) e Telheiras. Em declarações aos jornalistas, o vereador disse que não podia deixar de defender a criação desses duas freguesias, porque a isso se comprometeu com os eleitores dessas zonas da cidade.

Mas as diferenças em relação à proposta com o carimbo da distrital de Lisboa do PSD são mais do que muitas. Por exemplo, Santana Lopes quer separar em várias freguesias aquilo que no mapa PS-PSD aparece junto: Sacramento, Mártires, São Nicolau e Madalena numa freguesia, Castelo, Santiago e Sé noutra, Santo Estevão e São Miguel (juntamente com São Vicente de Fora) numa outra e finalmente Santa Justa, Socorro e São Cristóvão e São Lourenço numa última. Na prática isto significaria que continuariam as disparidades populacionais que hoje existem, já que num extremo ficaria Santa Maria dos Olivais (com mais de 46 mil residentes) e noutro a freguesia resultante da união do Castelo, Santiago e Sé (com pouco mais de 2500 pessoas).

Santana Lopes também não se inibiu de separar em duas partes as freguesias do Lumiar (para dar origem à de Telheiras), Marvila, Beato e Santa Justa. Uma solução que tinha sido rejeitada por António Costa e pelos representantes designados pelo PSD para negociar com o socialista, para preservarem "a dimensão histórica e a identidade" dos locais.

Depois de negociações feitas em plena reunião camarária, Santana Lopes acabou por votar favoravelmente a proposta PS-PSD, que passou com o voto contra do PCP e a abstenção do CDS. Ainda assim, Santana Lopes quer que a sua ideia seja tida em conta, quando a reforma administrativa for objecto de discussão pública.

Tanto Victor Gonçalves como António Prôa, líder do PSD na Assembleia Municipal de Lisboa, criticaram Santana Lopes, acusando-o de "desrespeito" para com o partido e de ter apresentado a sua proposta fora de tempo e num local inadequado.

"Não usamos adesivo na câmara. Eu escolho o momento político que considero oportuno", reagiu Santana Lopes. O vereador também enviou um recado a António Costa por ter negociado com outros interlocutores do PSD: "O presidente é que quis ir para outras paragens e quando escolhemos uma viagem temos de pagar o bilhete."»

...

Só uma pergunta: por que foi o PSD escolher PSL para a CML?

4 comentários:

Anónimo disse...

Nem consigo compreender como a esse ilustríssimo autarca lhe sobrou tempo dos painéis televisivos para conceber essa maravilha à revelia do partido que representa.

Anónimo disse...

Mas porque razão neste blog se bate tanto em PSL? É absurdo fez um excelente trabalho na Câmara Municipal de Lisboa.
Tem sido coerente nas suas ideias políticas, de postura e lealdade para com os companheiros de partido e seus oponentes. O mesmo já não se pode dizer de outros, e que outros!
Espero que leiam o que não vou escrevi!

Anónimo disse...

porque o PSL é conhecido e isso tem alguma influência nos votos, independentemente das capacidades.

Outra razão era que precisava de tachinho.

Diz o senhor acima que foi bom presidente de câmara. Nenhum individuo que escolha uma equipa corrupta e incompetente e que contrua uma cidade à imagem dos automobilistas pode ser considerado mediano, quanto mais medíocre

Entregue à Bicharada disse...

O líder da distrital de Lisboa do PSD, Carlos Carreiras, manifestou ter ficado surpreendido com a proposta de reorganização administrativa de Lisboa apresentada por Santana Lopes, numa altura "em que já havia um acordo com o PS".