10/04/2013

Cenário dantesco em Alcântara-Mar






Chegado por e-mail:

«Caros condidadãos do Fórum Cidadania Lx

Quando atravessei as galerias da estação de Alcântara-Mar, nem quis acreditar ao estado a que chegou a estação, que é o principal ponto de transferência, entre a linha de cintura e a linha de Cascais, sendo atravessada diariamente por centenas de pessoas.

Isto revela, que os administradores da CP e/ou da Refer, por certo, não andam nos comboios suburbanos da cidade, andando sim, em opíparas viaturas automóveis pagas pela administração destas empresas públicas.

Bem, relato o que vi:

- grafitos em todo o lado, não havendo a mais pequena área sem que tenha sido vandalizada
- escadas rolantes todas desativadas (não sei como fazem as pessoas com mobilidade reduzida)
- bilheteiras eletrónicas avariadas
- bilheteiras "físicas" desativadas e vandalizadas
- esteiras de cabos elétricos completamente enferrujadas
- cabos elétricos embebidos em água
- paredes (além de vandalizadas) com o reboco e tinta a cair de podre
- enormes poças de água na base das escadas rolantes
- estabelecimentos comerciais vandalizados (o café tem um anúncio a referir aos clientes que fechou por questões óbvias de segurança e higiene)
- casas de banho (obviamente) fechadas
- espaço para contadores de água, a fazer de caixotes do lixo
- poças de água no chão monumentais, devido a graves infiltrações e humidade
- lâmpadas partidas a desativadas
- bilheteiras do primeiro piso fechadas para "almoço"

As pessoas, com quem falei, dizem-me que a situação perdura há alguns anos, e que têm havido acidentes graves, com pessoas de terceira idade.

Bem sei que a culpa não pode ser unicamente imputada à CP ou Refer, pois isto é obra da mais nojenta estirpe de vândalos urbanos, mas poderia também haver mais zelo por parte da CP/Refer na segurança destes locais, até porque, veja-se bem, encontrei sistemas de vídeo vigilância.

De referir ainda, que poderá haver também responsabilidades por parte da autarquia de Lisboa, pois esta galeria serve também de acesso pedonal, para quem quer atravessar a linha de Cascais, da zona de Alcântara para a doca de Santos.

Sendo eu assíduo defensor dos transportes públicos, deixo a pergunta: com uma estação destas só os heróis e os pobres, é que se atrevem a ter vontade de andar de transportes públicos!

Atentamente

João Pimentel Ferreira»

6 comentários:

Anónimo disse...

Agora imaginem os turistas chegados à gare marítima a passarem por ali. Ficam logo cheios de vontade de regressar.

Anónimo disse...

Não é de admirar que os que chegam de cruzeiro uns poucos metros mais à frente fiquem pelas cervejas nas Docas. Porque ter que passar por aí para se deslocar para qualquer ponto da cidade não é muito convidativo. É o turismo de qualidade que temos.

Filipe Melo Sousa disse...

É o país real. Temos a cidade e o país que merecemos.

João Loff disse...

Estou curioso de quando é que vamos perceber a sério que vivemos num país miserável e que o argumento "tirem aos ricos para arranjarem o meu bairro" vai deixar de ser válido.

Anónimo disse...

Faltou uma menção ao cheiro.

João Pimentel Ferreira disse...

caros, sendo eu o emissor e redator da ocorrência, partilho a resposta da CML:



Exmo. Sr. João Pimentel Ferreira

Muito agradecemos desde já o envio à Câmara Municipal de Lisboa (CML) da informação relativa à PPSA (Passagem Pedonal Subterrânea de Alcântara).

Para o bom funcionamento da cidade a actuação diária da CML é indispensável e a intervenção atenta dos cidadãos com uma atitude de cidadania, contribui de forma inequívoca para a melhoria contínua dos serviços públicos que prestamos.

As anomalias que descreve sobre o estado de conservação da PPSA é bastante pertinente, muito embora, dado tempo decorrido desde o envio da sua comunicação, esteja pontualmente desactualizada, pois alguns dos problemas descritos já foram parcialmente resolvidos, tanto pelos serviços municipais como pelos parceiros da CML neste processo, nomeadamente a REFER e a CP.

A CML está atenta ao estado de conservação e funcionamento da PPSA e tem actuado para minorar alguns dos problemas existentes, considerados de maior gravidade, neste equipamento municipal.

A PPSA é uma importante estrutura urbana, que serve diferentes utentes e é útil a várias entidades, e assim sendo estamos a envolver no processo de recuperação deste equipamento parceiros externos ao município, bem como vários serviços da CML, nomeadamente da UCT/UITOc (Unidade de Coordenação Territorial/Unidade de Intervenção Territorial Ocidental) que tem coordenado as intervenções já efectuadas e as que planeamos que ocorram num futuro próximo.

Estão previstas uma série de outras intervenções a curto e a médio prazo, que contribuirão para progressivamente inverter o actual estado da PPSA.

Uma vez mais, o nosso agradecimento pela forma atenta como olha para os problemas (anomalias) da nossa cidade.

Melhores cumprimentos

João de Sá Machado
Director Departamento
Unidade de Intervenção Territorial Ocidental