08/09/2015

F-I-N-A-L-M-E-N-T-E! O pior é que irão construir em altura, quase pela certa... lá vai sombra imensa sobre o IPO e uma parede de betão no topo da Praça de Espanha, vai uma aposta? ;-)


In Público 7.9.2015
Por Inês Boaventura

«Mercado da Praça de Espanha, em Lisboa, chega ao fim

O pagamento de indemnizações aos 69 feirantes vai ser discutido quarta-feira pela Câmara de Lisboa.

O mercado da Praça de Espanha, em Lisboa, cujo fim vinha sendo anunciado há vários anos, vai ser desactivado até ao final do mês. A intenção da câmara é converter “um espaço urbano desarticulado e desconexo” numa “praça pública de qualidade”.

Esta quarta-feira, a Câmara de Lisboa vai discutir o pagamento de um total de cerca de 820 mil euros aos 69 comerciantes que exerciam actividade no mercado, a título compensatório. De acordo com a proposta assinada pelo presidente do município, foram fixados três prazos para os diferentes negociantes desocuparem o espaço, o último dos quais termina a 30 de Setembro.

Na proposta, Fernando Medina nota que a Praça de Espanha se apresenta hoje como “um espaço urbano desarticulado e desconexo, com um sistema viário sobredimensionado que impede a fruição do espaço público”. Aquilo que se pretende agora, acrescenta, é reconverter o espaço, através da “criação de uma praça pública de qualidade perfeitamente integrada na malha urbana, com vocação relevante para a fixação de actividades de lazer, estruturada por percursos pedonais de continuidade com a envolvente e bem servida por transportes colectivos”. [...]»

7 comentários:

Anónimo disse...

E já começou o cerco ao restaurante LaGôndola, do outrolado na Av. de Berna! Este restaurante é património da cidade,e querem demolir. Aqui fez-se história. passem por lá, tem um jardim lindíssimo onde sepode tomar um café, comer um tosta ou podem jantar. Não deixem desaparecer este marco da cidade Lisboa!

JOÃO BARRETA disse...

Há comércio(s) que qualifica(m) os espaços urbanos e há outro(s) que não! No caso do "aglomerado de postos de venda existente na Praça de Espanha" (não lhe chamemos Mercado !!!!!!!!) apenas desqualifica.
Se já se percebeu isto há décadas, apenas há que saudar a decisão, lamentando, apenas a demora da mesma!!!!!

Anónimo disse...

Circulam algumas imagens na net, parece rondar tudo os 10 pisos. Se for maior, pouco será.

Anónimo disse...

FINALMENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

O restaurante restaurante La Gôndola vai continuar. O terreno da intervenção é o outro comprido ao lado, virado para a praça de espanha.

Anónimo disse...

Lol os videntes do cidadania LX já preconizam o desastre. Outras alternativas não são sequer concebíveis. Quanto à excelente notícia que é a retirada daquele mercado decrépito, nem um pio. Não interessa para aqui.

Anónimo disse...

que grande e boa notícia!finalmente!aquilo é uma chungaria, onde só se vendem produtos sem qualidade!valorize-se o que é bom e os produtos portugueses de qualidade, bem como o nosso espaço público.
bem sei que não pertence a lisboa, porém, estando próximo de uma freguesia de lisboa, deviam tb acabar com o mercado da pontinha!