30/06/2016

Palácio Foz - Mais um edifício notável em mau estado de conservação e em risco - apelo ao PM


Exmo. Senhor Primeiro-Ministro
Dr. António Costa


C.C. Ministro da Cultura, Ministro da Economia, Ministro da Educação, Ministro da Administração Interna, CML, AML e Media

Somos a enviar este alerta a Vossa Excelência no sentido de instar os Gabinetes dos Senhores Ministros que tutelam os vários organismos do Estado (IGAC, Cinemateca Portuguesa "Júnior", Museu Nacional do Desporto, Turismo e esquadra de polícia) que estão alojados ou ocupam de alguma forma o Palácio Foz, Imóvel de Interesse Público e uma das jóias patrimoniais de Lisboa, mas que até ao momento não desencadearam qualquer procedimento com vista à execução de obras de recuperação do imóvel.

Com efeito, o Palácio Foz apresenta sérios e evidentes problemas de conservação, com particular ênfase nas suas fachadas e coberturas, onde se verificam rachas, buracos, caixilharias descascadas, etc., conforme fotos em anexo.

Solicitamos, portanto, a melhor atenção de Vossa Excelência, Senhor Primeiro-Ministro, para esta situação que envergonha a cidade e o país, apelando a que dê indicações para que seja possível incluir a muito curto-prazo o Palácio Foz no programa de acções a comparticipar pelos Fundos de Reabilitação e Salvaguarda do Património.

Com os melhores cumprimentos

Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Luís Pedro Aguiar, Luís Serpa, Jorge Santos Silva, Martim Galamba, Fátima Castanheira, Luís Marques da Silva, Pedro Henrique Aparício, Miguel Atanásio Carvalho, Júlio Amorim, Fernando Jorge, Miguel de Sepúlveda Velloso, Carlos Moura-Carvalho


Fotos: Luís Pedro Aguiar

Sem comentários: