07/08/2016

Obrigatório acompanhar obras em Palácios - Palácio da Anunciada







Obras no Palácio da Anunciada para adaptação a hotel.


O projecto saiu do papel. Finalmente. Veremos se não haverá alterações em obra que conduzam a mais demolições. As que foram feitas, aparentemente, não incidiram em nenhum dos grandes valores patrimoniais do palácio.

Chama-se, contudo, a atenção para o jardim. A maior parte dos jardins em residências aristocráticas lisboetas, eram autênticos jardins botânicos, com elevado número de espécies exóticas. Neste caso já foram abatidas as pimenteiras, salvo o dragoeiro e destruído o gradeamento. Seria bom que os projectos não partissem do princípio que os jardins são a parte pobre de uma casa. E sobretudo estes que, para se adaptarem à cota existente, poderão ser considerados verdadeiros jardins suspensos, dando à cidade mais uma nota de inesperado e exotismo.

Não é desejável repetir o que aconteceu com o palácio do Bichinho-de-conta na rua do Século. Logradouro destruído e ocupado por mais construção.

Pede-se aos serviços da DGPC e da CML para acompanhar de forma regular as obras em curso. Só assim se garantirá que não haverá desagradáveis surpresas que se justificam como "alterações em obra".

1 comentário:

Anónimo disse...

Alguém sabe dizer o número de Palácios que existem pelas Portas de Santo Antão?
Do Rossio até ao Marquês de Pombal?