23/04/2020

Restauro do quiosque histórico do Príncipe Real - Pedido de esclarecimentos à empresa Fabrigimno


Exmos. Senhores

C.C. PCML, AML, JF e media

No seguimento da desmontagem feita ontem do quiosque histórico do Príncipe Real, o qual, lembramos, está protegido pelo PDM de Lisboa (item 22.04B - Quiosque UNICEF da Carta Municipal do Património anexa ao respectivo Regulamento), serve o presente para solicitar esclarecimentos da v/parte sobre o seguinte:

1. O trabalho de recuperação do quiosque será feito pela própria Fabrigimno, ou será adjudicado por esta a uma outra empresa ou especialista? Quem?
2. Que tipo de recuperação será feito? O restauro escrupuloso do quiosque, conforme à Carta do Património, ou está prevista alguma modificação/ampliação?

Lembramos a V. Exas. que este quiosque histórico é um dos mais belos e representativos da Lisboa romântica, e por isso mesmo está inscrito na lista de bens protegidos pelo Plano Director Municipal de Lisboa, pelo que tudo faremos para garantir o sucesso desse restauro, isto é, que o quiosque seja devolvido imaculado ao Príncipe Real e à cidade.

Com os melhores cumprimentos


Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Virgílio Marques, Júlio Amorim, Beatriz Empis, José Maria Amador, Miguel de Sepúlveda Velloso, Jorge Pinto, Maria Ramalho e Catarina Portas e João Regal

Anexo: Foto de Fernando Manuel de Jesus Matias, em 1959 (in Arquivo Municipal de Lisboa)

Sem comentários: