24/04/2008

Centro de Investigação Champalimaud


"O arquitecto Charles Correa vai apresentar [hoje] o projecto do Centro de Investigação da Fundação Champalimaud, no âmbito do ciclo organizado pela Ordem dos Arquitectos - Secção Regional Sul intitulado 'Participar - Passar à Prática'. A apresentação do projecto inicia-se pelas 18h30, no auditório da Sede Nacional da OA (Tv. do Carvalho, 23, ao Cais do Sodré).

Charles Correa foi convidado a desenvolver o projecto do Centro de Investigação, num terreno de 60 mil metros quadrados na frente ribeirinha de Pedrouços, que terá três edifícios: o edifício A vai ter, nos pisos inferiores, as áreas de diagnóstico e de tratamento e, nos superiores, os laboratórios de investigação básica e os serviços administrativos.

O edifício B inclui um auditório, uma área de exibições e uma área de restauração no piso de entrada. No piso superior estão os escritórios da Fundação. O edifício C é um anfiteatro ao ar livre com vista para o rio.

De acordo com a Fundação Champalimaud, a disposição dos edifícios origina 'uma via pedonal de 125 metros que atravessa diagonalmente o terreno em direcção ao mar. Este caminho tem uma suave rampa ascendente em direcção ao rio de tal maneira que na sua subida se vê unicamente o céu. No final da rampa encontram-se duas grandes esculturas monolíticas em pedra. Ao ser atingido o ponto mais alto, ver-se-á uma grande massa de água que, aparentemente sem qualquer tipo de corte visual, liga com o oceano'."

Fonte: Ordem dos Arquitectos

4 comentários:

Anónimo disse...

As frentes Ribeirinhas de Lisboa NÃO SÃO para construir prédios e + prédios sejam de Champalimaud sejam do tio Patinhas...SÃO para usufruir pela população que está farta de BETÃO!!!
Aqui em Pedrouços serão estes três e atrás vêm mais três e mais alcatrão...
Na doca ao lado da Torre de Belém surgiu aquele Hotel do arqui-vereador Salgado,ninguém sabe como...
Agora vêm os amanuenses do Dr.Júdice para "advogar" as margens do Rio,á revelia do diploma que aguarda parecer do PR!
Que desvergonha!!
Quando parará o SAQUE á Paisagem Ribeirinha de Lisboa?

26-4-08 Lobo Villa

Anónimo disse...

Mau demais

Anónimo disse...

Será que o projecto apadrinhado pela OA está aprovado? Será que cumpre as normas e leis em vigor, nomeadamente o PDM, conforme declaração a assinar pelo autor?
Cuidado, a qualidade não pode ser critério único.

Anónimo disse...

Eu também acho que as zonas ribeirinhas não são para encher de prédios. Mas não sou neste caso tão radical, para já. Não me parece que este seja um "prédio" qualquer. Tanto quanto posso avaliar - e não tenho quaisquer capacidades de avaliação que não sejam o meu gosto pessoal - parece-me um projecto muito próprio para ser construído na zona ribeirinha. O tipo de ocupação do edifício também me parece que é de ter em conta. Usufruir da zona ribeirinha não é só ter relva e passeios para andar de bicicleta e jogar à bola ou estar com uma cana a fingir que pescam. Prédios para habitação ou escritórios é que nunca! Agora a Ciência, a Arte a Cultura poderem estar viradas para o rio é de louvar. São tudo formas de dar aos cidadãos o que lhes tem sido roubado durante séculos. Lisboa incrivelmente tem estado de costas para o rio. Esta não me parece uma forma de roubar o rio aos cidadãos. Bem pelo contrário.