28/04/2008

Em breve, o começo do fim para o Saldanha?


(Praça Dq. de Saldanha, Nº 4-8)


(Praça Dq. de Saldanha, Nº 9-10)

Que se saiba, o Plano de Alinhamento e Cérceas da Avenida da República está parado.

Que se saiba, o Plano de Alinhamento Cérceas/Plano de Pormenor (do quê? quando já só há 2 vivendas - ambas em estado de semi-abandono, aliás - e 2 prédios a preservar?) para o Saldanha não está terminado, nem perto disso.

Que se saiba, as aberrações cometidas no Saldanha (a demolição do Monumental; o prédio actualmente em investigação) deviam ter servido de lição, e motivo de conservação, a todo o custo, dos exemplares de valor que ainda lá restam, mas não serviram. Muito menos a montra de mau gosto que tem transformado paulatinamente a Avenida da República numa coisa inenarrável.

Não sendo os dois casos em apreço de valor arquitectónico por aí além, se bem que o exemplar que torneja com a Av.Casal Ribeiro é bonito e merece ser preservado, a verdade é que toda a praça está irremediavelmente descaracterizada, mas isso não pode significar que o deva ser na totalidade.


Coisas como esta que a CML vai votar na próxima 4ª F, seriam objecto do maior dos repúdios, ainda para mais sabendo-se da completa contradição jurídica, e sabendo-se, como sabe qualquer pessoa que por ali passe, o proprietário dos prédios tem mantido ambos completamente abandonados anos a fio, sem que nada nem ninguém o obrigasse a fazer obras de conservação. Mais uma vergonha que importaria punir, ou não?

4 comentários:

Arq. Luís Marques da silva disse...

Isto está a tomar proporções que impõem medidas maiores e mais drásticas do que o simples falatório aqui nos blogs...

Anónimo disse...

Porque não e tal como os serviços centrais das finanças e segurança social publicar uma listagem actualizada em sitios publicos como a net com os nomes dos propietários que abandonam deliberadamente os edificios até à ruina para que depois se possa construir os vómitos e mamarrachos que vemos ao longo das avenidas novas, e pior que isso sempre com a conivência das sucessivas gestões camarárias.

daniel costa-lourenço disse...

O saldanha é o ultimo bastião das avenidas novas.

E já começa a tombar.

Não falta muito para que se pareça com uma qualquer beira de estrada suburbana...como a avenida da república e a avenida fontes pereira de melo.

Não deve existir capital europeia em que o seu eixo central esteja tão degradado e tão suburbano como este.

Anónimo disse...

Era dificil fazer pior