13/12/2008

BARÓMETRO DA MOBILIDADE - por Rui Zink
Parceria Jornal de Lisboa e
ACA-M (Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados)


POSITIVO
Pedalar devagar
A reprovação pela Assembleia Municipal do plano de ciclovias, reconhecendo que é irresponsável promover a circulação de bicicletas enquanto a velocidade automóvel na cidade não baixar para níveis razoáveis.


NEGATIVO

"Autódromo" da Liberdade
A insistência da autarquia em emitir sinais contraditórios.
Por um lado promovendo festivais de alta velocidade na Avenida da Liberdade, por outro lado prometendo pedonizá-la.

6 comentários:

Nuno Alves disse...

Não entendo como a reprovação pela Assembleia Municipal do sistema de uo partilhado de bicicletas possa ser um factor positivo. Independentemente dos limites de circulação de velocidade qualquer inciativa que promova a mobilidade sustentável terá que ser aprovada e felicitada. Esse argumento é euquvalente a dizer que os peões ão devem deslocar-se a pé na cidade, porque os carros têm um limite de velocidade elevado.

João Branco (JORB) disse...

A AML reprovou um "plano de ciclovias"? É novidade para mim.

Que eu saiba o que a AML reprovou foi um plano de bicicletas de uso partilhado, que entretanto já foi aprovado em moldes semelhantes, com a ligeira alteração de barrar este serviço público aos cidadãos <18 anos, obrigado Helena Roseta.

+ O que o Rui Zink não atinge é que promover a circulação de bicicletas é em si uma medida para baixar "para níveis razoáveis" a velocidade automóvel na cidade.

Cheira-me que o Rui Zink circula de automóvel.
E cheira-me que circula também ele a "níveis pouco razoáveis". Os que não o fazem ficam à espera ... enquanto Rui Zinks nos falam de responsabilidade e de que "antes de fazer isto é preciso fazer aquilo ... "

blablabla

Anónimo disse...

A mim parece-me que há Zinko no cérebro do Rui e por isso ele não está clarividente em relação à questão das ciclovias...
Circulo de bicicleta há quase dois anos em Lisboa, cerca de 2000 kms e nunca tive qualquer problema, apesar dos automóveis em excesso.
Ocupo sempre bem a minha via por forma a não ser espremido pelos automóveis, e quem vem atrás de mim anda sempre ao meu ritmo, ou seja dentro dos limites de velocidade.
Alterar comportamentos errados numa sociedade em crise de valores e moral exige coragem....

Nuno Alves disse...

O Rui Zink desloca-se para o trabalho de metro. Já o comprovei por diversas vezes. Por isso, essa atitude considero a sua opinião uma infelicidade. Ou então, é vontade de dizer mal deste executivo e deste assunto em especial, apenas por dizer.
Não me admira nada que mais para a frente o veja a andar de bicicleta pelas ruas de Lisboa, como grande defensor da causa...

Nuno Alves disse...

O Rui Zink desloca-se para o trabalho de metro. Já o comprovei por diversas vezes. Por isso, considero a opinião do Rui uma infelicidade. Ou então, é vontade de dizer mal, deste executivo e deste assunto em especial, apenas por dizer.
Não me admira nada que mais para a frente o veja a andar de bicicleta pelas ruas de Lisboa, como grande defensor da causa...


Publicar um comentário.

Anónimo disse...

Vou convencer-me que isto é mais uma partida do seu especial sentido de humor...