06/12/2008

MIRADOURO DAS PORTAS DO SOL: anarquia e desleixo





Continua o reino da anarquia e do desleixo no terraço-miradouro do novo Parque de Estacionamento da EMEL nas Portas do Sol. Desde a sua inauguração, tanto a EMEL como a CML têm sido alertadas para os problemas que estão a destruir aquele novo espaço público de Lisboa. Lixo, graffiti... Os bancos de pedra lioz são usados e abusados pelos praticantes de skate. Estão reduzidos a rampas sujas para exercícios com skate. Ninguém no seu perfeito juizo se sentaria naqueles bancos. É lamentável que um novo equipamento - que custou 5 milhões de euros à cidade - esteja já reduzido à miserável existência que podemos constatar nas fotografias. Quanto ao parque de estacionamento é um falhanço. A sua ocupação ainda é baixa pois continua a ser possível estacionar gratuitamnete em cima dos passeios em redor. Um misto de puro vandalismo, falta de interesse, fraco planeamento e pobre manutenção estão na origem deste cenário de degradação e decadência. Lisboa está assim...

7 comentários:

Anónimo disse...

Caro Sr Jorge, até concordo consigo e sendo eu um "praticante", como nos chama, de skate até é estranho não me opôr a essas críticas, mas porque não dar sugestões ao invés de nos rotular como "bandidos, vândalos ou anarquistas"?
Não seria mal visto a prática do desporto ser incentivada pela possível construcção de umas réplicas em madeira desses bancos para a nossa "actividade" do skate nesse mesmo miradouro, e garanto-lhe que se não fossemos nós a dar alguma vida e acção àquele miradouro, que mais cedo ou mais tarde os verdadeiros "bandidos" iam apoderar-se daquilo.
Gostava era que as pessoas fossem mais moderadas a julgar-nos e a tentar dar o devido valor à prática de qualquer tipo de desporto sem ser o eterno maldito futebol que é uma praga nesta sociedade e que tanto a "chula".
Sem mais,
Pedro Fiuza

FJorge disse...

Ninguém vos rotulou como "bandidos, vândalos ou anarquistas"! Não encontra essas palavras no meu post.

E não faço um julgamento da prática de Skate!

Mas penso que tem de haver lugares próprios para o Skate. A CML deve responder às vossas exigências, perfeitamente válidas, de locais e equipamentos para esse desporto.

Espero que concorde que furtar o direito que temos a um banco com vista para a cidade & Tejo num miradouro não é nada justo.

Apenas lamento que cidadãos de Lisboa, como eu, já não se possam sentar naqueles bancos como faziamos logo após a inauguração do espaço...

Unknown disse...

100% de acordo com as palavras cordatas de FJorge.
E acrescento: Não bastava já a inacreditável construção daquele parque de estacionamento?

Melhor Tarifa disse...

Em primeiro lugar quero questionar a escolha das palavras no título deste post. O que tem a anarquia a ver com o que é relatado? Presumo que queira dizer "caos e desleixo". Como anarquista sinto-me ofendido e revoltado pela forma como se usa a palavra.
Em segundo lugar, apesar de, pelas imagens, parecer que os bancos estão sujos, o que não contesto, creio haver exagero na crítica que é feita aos skaters (e eu não sou um) e aos graffitis. Estas são formas de apreender a cidade e formas de expressão daqueles que afinal são quem mais usa o espaço público, contrariamente à maioria da população que apenas usa as ruas como corredor de viagem.
A vida na cidade faz-se destas diferenças, sendo importante apontar o dedo, por exemplo, à ocupação do espaço público pelos automóveis, que são poluentes e perigosos para o peão, mas sabendo parar, compreender e aceitar outras formas tão válidas como a nossa de viver a cidade.

Cumprimentos

Unknown disse...

Nao querendo comentar a decisao de substituir o antigo campo de futebole por este parque de estacionamento... resta me de constatar que mais uma vez os responsaveis nao cumprem as suas obrigaçoes basicas. Neste caso a EMEL e a CML, falta de caixotes de lixo e limpeza regular e nao aproveitamento dos espaços comercias existentes. Os skaters pelo menos fazem uso deste sitio.

Anónimo disse...

nos skatistas é que davamos vida ao miradouro,tanta gente que parava para nos observar,tantos gringos que vinham de fora para skatar conosco e vcs ai ficam so pensando no luxo,não sejam egoistas e façam algo ao invés de criticar quem faz desporto,bem pior se ali fosse um ponto de venda de droga,mas com certeza senhor Jorge vc deve ganhar bem para fazer todas essas criticas,força.

Unknown disse...

..sendo vizinho deste espaço so posso comentar que tenho pena que foi dado exclusividade a um tipo de clientela (turistas). Os preços practicados sao politica para nao ter clientela do bairro, nem do cidadao comum, consciente com o bairro. A imperial, no miradouro da graça é mais barato que ali, e com certeza com melhor vista, ou seja eu nao frequento mais... Aos skatistas, lamento..., mais ainda mais lamento aos que trocaram ali a bola a frente de todos, num campo com arvores a volta... etc..
Sendo estranjeiro, so posso deixar a seguinte dica,.. nao é o preço do serviço que define o cliente mas sim a qualidade do serviço. Este espaço tem tudo para ser um sucesso,... nao so comercial, mas aqui em PT é diferente, nao ha regras, ideias para com os outros.
Ainda em fase de construçao contactei a EMEL para saber qual o uso que queriam dar,... foi me dito que seria informado... e afinal foi feito mais um "CONCURSO A PORTUGUESA".

PARA TODOS, NAO LAMENTAM, RECLAMAM!!!