22/12/2008

ROSSIO: o mega cenário autista da «Jogos Santa Casa» (resposta do IGESPAR)



Mais algumas imagens das insensíveis «Decorações de Natal» que a Jogos Santa Casa e a CML prepararam para desfigurar o Rossio até Janeiro. E, afinal, esta gigante construção kitsch que tapa completamente a base do monumento a D. Pedro IV, não teve parecer do IGESPAR/Ministério da Cultura. Eis a resposta do IGESPAR ao nosso pedido de esclarecimentos:

«Exmo. Sr.

Em resposta ao seu email, informo que não deu entrada neste Instituto qualquer pedido de parecer sobre as decorações de Natal a que se refere. No entanto, solicitámos informação à Direcção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo.

Com os melhores cumprimentos,

Cíntia Pereira de Sousa

Assessora da Direcção

IGESPAR, IP»

Nada de novo. Mais um exemplo da República das Bananas? E agora? Os responsáveis pela classificação e salvaguarda dos Monumentos Nacionais vão fazer respeitar a lei? As fotos provam que apesar dos protestos - e até da irregularidade da falta do parecer obrigatorio do IGESPAR - ainda ninguém se levantou da cadeira para defender os monumentos e fazer cumprir a Lei do Património. Não há a menor dúvida a quem pertence a Baixa durante o Natal. Quem estiver interessado em protestar junto da Direcção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo, poderá usar o seguinte e-mail: geral@drclvt.mc.gov.pt

9 comentários:

Anónimo disse...

abjecto!!! que falta de tino e de bom senso (já nem se fala em bom gosto)

Anónimo disse...

também gostava de saber o parecer do igespar à reposição do cais das colunas...ou melhor...à meia reposiçáo.

Só lá está a parte central. a parte oeste está tapada por um aterro enorme e um novo pontão até à ribeira das naus, sendo que os muros para a praça do comércio estão cheios de grafitis e partidos e incompletos, parecendo que um carro se despenhou pelo meio.

a parte este desapareceu num aterro enorme que vai até à estação de barcos, sendo que o aterro está coberto de um lindo cimento. desapareceu todo o murete até ao torreão e a escadaria lateral está tapada com aterro.

isto é que é resposiçáo? o que é que o igespar disse? estamos a falar de um monumento nacional!

Anónimo disse...

Uns amigos meus vieram de férias a Lisboa e ficaram horrorizados com a decoração de natal de Lisboa...eu senti-me, pela primeira vez, envergonhado de ser lisboeta.É uma vergonha a "decoração - publicidade!" de natal deste ano.

Anónimo disse...

Só se sabe criticar.
Eu sinto-me bem por o município ter gasto menos dinheiro do seu orçamento com algo completamente desnecessário e inútil como luzinhas de Natal, no entanto, sei que elas são necessárias para que o povinho possa andar alegre e contente nesta quadra sem pensar muito em crises, logo, parece-me que a solução com privados foi de facto a melhor.

O horror que alguém possa sentir com a decoração é sempre algo relativo, na estética há quem goste e quem não goste, eu não gosto do efeito criado durante o dia, mas não posso negar que de noite qualquer uma das praças fica com um efeito interessante, alias, porque não colocar aqui fotos precisamente das praças durante a noite…. Também se podia falar da decoração da Avenida da Liberdade, a meu ver, mais feia que nos anos anteriores, e bem pior que isso uma imitação dos Champs-Élysées, enfim, que venha a Amália e a Lisboa não sejas francesa….

Anónimo disse...

Pois eu acho que em Portugal, infelizmente, ainda não se sabe criticar. Dizer mal é uma coisa, mas criticar, é outra bem diferente. Saber analisar, expor e argumentar um assunto, são poucos os lusitanos que o sabem fazer. Foram muitas décadas em que era proibido dizermos o que pensavamos. E agora, para muitos, é mais fácil dizer aquilo que outros pensam. Como a TMN ou a Jogos Santa Casa, ou o Costa.

Anónimo disse...

que palhaçada, que mau gosto, que falta de senso comum

FJorge disse...

«Natal é quando os patrocínios quiserem»

Anónimo disse...

se não fosse pelas fotos eu nem acreditaria que lá estava isto! é mesmo muito feio e incorrecto. não dá para acreditar

Anónimo disse...

eu logo vi que a saida das bolas tmn se devia a tudo menos ao respeito pelos monumentos!