01/12/2008

TERREIRO DO PAÇO: a TMN mal disfarçada de Natal


Mais duas imagens das mal disfarçadas «Decorações de Natal» que a TMN e a CML prepararam para nos enfiar pelas goelas abaixo até Janeiro (pois não sabemos até quando vão lá ficar as 24 bolas gigantes). Esta exploração acontece numa Praça classificada como Monumento Nacional. Que dizer do silêncio do Ministério da Cultura / IGESPAR responsáveis, segundo a lei, pela salvaguarda dos Monumentos Nacionais? Até a estátua equestre de D. José está iluminada do azul TMN! Senhor Presidente António Costa, «O Terreiro do Paço é das Pessoas» ou da TMN?

1 comentário:

Anónimo disse...

Se fosse no tempo do Santana caía o Carmo e a Trindade. "Estes vendilhões do templo", neste caso do monumento, identificados como Costa, Fernandes e Associados, surgem como impolutos na nossa comunicação social. Ninguém dá por nada perante mais este atentado da "venda" do espaço público a privados. O espectáculo é grotesco para não dizer hard core revelando por parte dos seus promotores e responsáveis autárquicos um desrespeito e uma insensibilidade relativamente a uma praça que é das mais bonitas do mundo e o ex-libris da cidade.
Já agora, chamo a vossa atenção para uma proposta de lei que vai em breve ao parlamento tendo em vista a aprovação da venda de monumentos pertencentes ao domínio público para fins privados e que mereceu já uma chamada de atenção por parte da recém criada "plataforma para o património" e do icomos português: edifícios públicos classificados ou não vão ser postos à venda tendo em vista a promoção imobiliária fazendo tábua rasa da lei nº 107/2001 de 8 de Setembro sobre a defesa dos bens patrimoniais. Tudo é pretexto para sacar dinheiro, perante a indiferença do Ministério da Cultura que nada faz ou pode fazer face ao todo poderoso ministério das finanças. Depois dos contribuintes, vão os monumentos. Depois dos anéis vão os dedos.
José Rocha