26/01/2011

Alfama cansada de esperar pela recuperação dos edifícios

In Jornal de Notícias (26/1/2011)
Cristiano Pereira

«Moradores e autarca contra o facto das intervenções em casas estar parada há anos

Os moradores de Alfama estão saturados de ver edifícios inteiros degradados e emparedados sem que arranquem as prometidas obras de recuperação. E a junta de Santo Estêvão critica a Câmara pela falta de política de reabilitação. Está tudo "farto", dizem.

"A reabilitação urbana em Alfama está uma desgraça!", apontou, ao JN, Maria de Lurdes Pinheiro, presidente da Junta de Freguesia de Santo Estêvão.

A autarca que há poucos dias confessara, em Assembleia Municipal, estar "defraudada e desiludida com este Executivo, que se dizia diferente da anterior maioria, mas na prática não mostra substanciais diferenças" acusa a Câmara de Lisboa de ter "uma nítida falta de vontade para intervir" e sublinha que "a reabilitação no bairro parou desde o tempo do Santana Lopes".

Com efeito, um pouco por todas as ruas, ruelas e escadinhas daquele que é considerado um dos bairros mais típicos de Lisboa, abundam os casos de edifícios inteiros em avançado estado de degradação, muitos deles cobertos, há vários anos, por andaimes e com as janelas das fachadas tapadas por tijolos ou cimento.

"Temos edifícios que estão emparedados e à espera de obras há mais de 20 anos", lamenta Maria de Lurdes Pinheiro. A autarca tece critica ainda o facto do investimento no âmbito da Unidade de Projecto de Alfama e Castelo ter sido "reduzido para menos de metade". "Dos 6,4 milhões que foram cortados, 5,5 dizem respeito à reabilitação de prédios de habitação para arrendamento", considerou, indignada, e descontente com as alteração previstas para o Programa de Investimento Prioritário em Acções de Reabilitação Urbana 2010-2012 (PIPARU) e que hoje deverão voltar a reunião de Câmara.

Ao JN, Maria de Lurdes Pinheiro citou vários casos concretos de edifícios municipais de onde foram retirados os moradores para que se realizassem obras de recuperação. "Na Rua Guilherme Braga há um prédio municipal que está emparedado e ficou fora da lista [do PIPARU]", exemplifica. A autarca manifesta ainda total incompreensão pelo facto da Câmara ainda não ter avançado com o projecto de uma nova creche "prevista há mais de 20 anos".

Ler Artigo Completo (Pág.1/2) »

...

É de facto uma miséria o estado de Alfama, tal como é o do Castelo, Sé, Santo Estêvão, São Cristóvão e São Lourenço, etc. Vamos ver se é com o tal de PIPARU que as obras se concluem, outras começam e são pagas, etc. Tal como está, o bairro de excelência que é Alfama, é um bairro deprimido e "desdentado".

2 comentários:

Anónimo disse...

se a creche estava prevista há 20 anos e não foi construida é preciso voltar a analisar se a mesma faz mesmo falta agora... haverá ainda crianças em alfama que não vão para uma creche por falta da mesma?

A.lourenço disse...

Há meu caro, há crianças em Alfama,felizmente e moradores ,gente que vive em Alfama ,que faz dele o bairro vivo que ainda continua a ser e que são o seu maior património.Alfama é maltratada há anos e infelizmente quem mais a maltrata é quem dela devia cuidar , a CML.
Alfama ,Mouraria, Castelo... podiam ser dos locais mais bonitos e visitados do mundo.Estão desprezados e não chega a boa vontade da Presidente da Junta que parece saída das histórias do Asterix e luta contra o império pela defesa da sua aldeia.Os bairros históricos são um bom exemplo da incúria e do desbaratar do património e da paisagem.E não sei porquê, tenho a sensação que se o novo mapa das freguesias for aprovado esta gente vai ficar ainda mais distante do poder e abandonada.