11/01/2011

New York Times recomenda Guimarães como destino turístico



Por Samuel Silva in Público


A aposta na cultura liderada pelo Centro Cultural Vila Flor (CCVF) vale a Guimarães a inclusão na lista dos destinos recomendados pelo jornal norte-americano New York Times (NYT) para este ano. Guimarães é a única cidade portuguesa na lista de 41 locais sugeridos pelo jornal. Os comerciantes locais esperam que a escolha contribua para aumentar a afluência de turistas.

No trabalho do NYT, publicado este fim-de-semana, Guimarães é apontada como uma das localidades emergentes da Península Ibérica do ponto de vista cultural. O jornal destaca que a cidade é "uma das mais jovens da Europa" e será Capital Europeia da Cultura no próximo ano, além de ter um centro histórico classificado pela UNESCO. "Muita da florescente cena musical e artística da cidade é alimentada pelo CCVF, um centro cultural de pensamento contemporâneo", diz Charly Wilder, o autor do artigo.

"É muito gratificante que seja reconhecida a nossa aposta na importância que a criação artística tem para o desenvolvimento de uma cidade", sublinha o director do CCVF, José Bastos. Este responsável acredita que a escolha poderá ter repercussões positivas para o CCVF, uma vez que é mais uma forma de "chamar a atenção" para o que ali vem sendo feito.

Para o presidente da câmara, António Magalhães, a inclusão da cidade na lista do NYT "implica maior responsabilidade". "Temos que ser cada vez mais exigentes, de modo a corresponder às expectativas que estão a colocar sobre nós." Guimarães surge na lista dos 41 locais a visitar em 2011 ao lado de cidades como Santiago do Chile, Milão e Londres. Apesar da escolha do NYT, os norte-americanos são apenas um por cento dos turistas que visitam a cidade. A lista é dominada pelos espanhóis, que, no ano passado, representaram 33 por cento dos 60 mil visitantes. O presidente da Associação Comercial, Carlos Teixeira, espera que a escolha do NYT possa contribuir para aumentar o número de turistas.

---------------------------------------------------------------------------------

É este tipo de prestigio e de reconhecimento que se alcança quando se consegue conjugar um Centro Histórico rigorosamente restaurado, com grande atenção detalhada para materiais e tipologias com uma dinâmica cultural e vivência quotidiana.
Guimarães está de parabéns e que este exemplo sirva de referência, em Lisboa, para aqueles responsáveis pela Baixa Pombalina.
Saudações ao povo de Guimarães! António Sérgio Rosa de Carvalho.

6 comentários:

Julio Amorim disse...

Pois, pois....Lisboa bem tratada poderia ser das cidades mais visitadas do mundo!? Mas isso poderia trazer muitos postos de trabalho e boa economia para o país....

Anónimo disse...

Desde que não recomende esta desgraçada e caótica capital cheia de buracos e engarrafamentos e carros a atravancar passeios e prédios devolutos e monumentos grafitados e lixo e bagunça e desleixo, o NYT não ensandeceu.

Anónimo disse...

As cadeiras da esplanada na foto revelam de facto uma "grande atenção detalhada para materiais e tipologias com uma dinâmica cultural e vivência quotidiana".

Se isto é o melhor...

Xico205 disse...

Pronto, se não fosse as cadeiras eram as formigas do chão. Tem sempre que haver uma porcaria qualquer para os mesquinhos apontarem o dedo.

Que tédio de vida devem ter.

frederico nascimento disse...

Lisboa foi considerada um dos três mlehores detsinos turísticos por esta mesma lista do NYT há dois anos e é há dois anos consecutivos considerada melhor destino europeu para um shortbreak porum inquérito aos consumidores europeus, estando este ano na lista para on prémio de melhor destino turístico do mundo. Mas nem isso nos dá alegria, claro. A nossa alegria é memso na tristeza.

Xico205 disse...

Nossa não. Dos otários que por aqui andam com a mania que são finos e só vêm desgraças em todo o lado. Para mim Lisboa está optima desde que não façam as porcarias que aqui são propostas.