12/09/2012

LISBON IS AFRICA. IS THIS OK, yes or no?

Ora aqui temos uma curiosa prova de como Lisboa é vista como cidade mais africana do que europeia: uma campanha do serviço das Alfândegas da Holanda em que Lisboa (Campo de Santa Clara) foi usada como cenário de cidade em Africa. Pode ser apenas uma pequena curiosidade mas que não deixa de ser reveladora da nossa condição enquanto cidade suja, desarrumada, desleixada, desmazelada, desorganizada, ilegal, etc. (Holland Herald, revista de bordo da KLM, Maio 2012)

6 comentários:

Anónimo disse...

Noto algum preconceito contra Africa e os Africanos? Acho algo ofensiva a sugestao que Africa seja "suja, desarrumada, desleixada, desmazelada, desorganizada e ilegal". A rocar o racismo.

Anónimo disse...

É África sim senhor, senão não era insultado quase quinzenalmente em pleno Chiado de madrugada quando vou para o trabalho por pequenos grupos de jovens delinquentes de origem africana que vem da noite e esperam pelo autocarro para voltar para as periferias onde vivem...
Censure lá o meu comentário....

Tmacpi disse...

http://www.ink-live.com/emagazines/holland-herald/1084/may-2012/mobile/#63 NO IT'S NOT.  É apenas um comentário, populista, desapropriado, e próximo ao jornalismo da TVI. O anuncio não refere que a imagem é Portugal, nem nunca poderia ser, uma vez que estando os dois países dentro do espaço schengen, a questão do controlo fronteiriço não se põe. Será que uma vez que Lisboa possui sol 300 dias por ano, e uma história com 2000 anos consecutivos de expansão, não se torna apropriada para filmar/ fotografar seja o que for? Será que sai mais barato à agencia da KLM, fazer isto aqui, ou ir para Marrocos, teriam acesso a mais condições aqui ou lá. É a cidade suja, desorganizada, aos altos e baixos, com arquitectura decadente, com prédios contíguos que distam 500 anos entre eles que atraem os turistas. A nossa é verdadeira e original. Não foi reedificada toda em conjunto, bonita e falsa depois da segunda grande guerra, como Paris ou Londres, porque não foi sequer destruída. Porque é que o artigo não fala das outras campanhas internacionais, bem mais importantes de 2012 na mesma cidade? Como as da Volvo ou da Honda? 

Anónimo disse...

Caro Tmacpi,
de fato o anúncio não faz referência a Lisboa ou Portugal mas é, no entanto curioso que uma rua de Lisboa seja escolhida para "simular" uma rua de África. Dá que pensar.
No entanto o anúncio diz respeito ao combate à contrafação e não a taxas alfandegárias onde é relevante ser-se parte do espaço Shengen.
Outro reparo: Paris não foi destruída na Segunda Grande Guerra. Essa foi, até uma preocupação do regime alemão. Quanto ao fato de ser uma cidade falso, eu vejo uma cidade preservada e com orgulho no seu património, coisa que Lisboa não tem. E não tem mesmo!

Anónimo disse...

Sinceramente, não vejo qualquer tipo de comparação com nenhuma cidade e/ou país Africano. Apesar de que se Portugal continuar com esta imigração descontrolada que se tem visto nos últimos anos, começa a se parecer bastante com África... Basta ver o Rossio/Chiado. Só um reparo: Deixem de escrever com esse (des)"acordo" ridículo e de destruir a língua portuguesa... É que até mesmo com o (des)"acordo" se escreve facto...

Albino Gil disse...

Sinceramente, é o que Holandes comum concebe: A europa Civilizada termina nos pirineus. Os gajos do sul sao engracados, curiosos e caoticos. Nao e assim que o Portugues medio olha pra Africa? eh so transpor Portugues com Holandes. Realidades, meus caros.