23/10/2013

Mais 2 prédios do séc. XIX para demolir em Campo de Ourique!


Exmo. Senhor Presidente da CML
Dr. António Costa,
Exmo. Senhor Vereador do Urbanismo
Arq. Manuel Salgado

Serve o presente para protestarmos pela demolição anunciada (aprovação por despacho) para mais 2 edifícios do Século XIX em Campo de Ourique, situação em que mais uma vez Lisboa ficará duplamente a perder, em dois sectores que a CML diz, e bem, estar empenhada em acarinhar, pois perderá uma loja de comércio de tradição e carácter (a centenária Mercearia Coutinho, na Rua do 4 de Infantaria, 50-52) e azulejaria de fachada da Fábrica Viúva Lamego (edifício da Rua Correia Teles, 10-16), conforme fotos em anexo.

Daí não conseguirmos entender como estas 2 demolições puderam ser autorizadas pela CML e, pior, podem marcar de forma indelével, o novo mandato que ora se inicia!

Lamentamos, profundamente, que, afinal, nada tenha mudado de facto na cidade em termos da preservação de edifícios do Século XIX, em termos da preservação do comércio de tradição e carácter, em termos de protecção do património azulejar da cidade, pese embora as propostas aprovadas e todos os propósitos anunciados. A Câmara Municipal de Lisboa continua a comportar-se como se este tipo de património fosse infinito ou até reproduzível...

Com os melhores cumprimentos


Bernardo Ferreira de Carvalho, Fernando Jorge, Luís Marques da Silva, Miguel Lopes Oliveira, Carlos Matos e Nuno Caiado

4 comentários:

Anónimo disse...

Com ou sem manutenção de fachada?

Anónimo disse...

O bereador salgado que já tem autorizado demolições em série vai-se ralar imenso com isso...

Anónimo disse...

Inaceitável, intolerável.
Continua tudo na mesma. Parabéns Lisboa!

Anónimo disse...

Demolição integral, não fica NADA para contar a história.