20/06/2018

Consolas de iluminação modernas junto à Capela de Santo Amaro - Protesto à CML


Exmo. Senhor Vereador Manuel Salgado
CC. PCML, AML, JF Alcântara, DGPC e media


Serve o presente para apresentarmos o nosso protesto veemente pela adulteração do espaço público permitida (promovida?) pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) no centro histórico de Alcântara, em plenas Escadinhas de Santo Amaro, nas imediações da Capela de Santo Amaro, Monumento Nacional.

Como as fotografias (em anexo) documentam, as novas consolas de iluminação falam por si.

Refutando, de antemão, eventuais argumentos de cariz técnico que os Serviços da CML possam utilizar no intuito de justificarem semelhante aberração (eventual obrigatoriedade da União Europeia, protecção do ambiente via lâmpadas LED, incapacidade de adaptação das luminárias e consolas antigas à tecnologia avançada), impossível de acontecer em centros históricos de cidades europeias equiparáveis a Lisboa, que não colhem, perguntamos, em vez, se esta empreitada não será da responsabilidade exclusiva da SRU Lisboa Ocidental e, portanto, do total desconhecimento da CML?

Com os melhores cumprimentos

Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Miguel de Sepúlveda Velloso, Luís Mascarenhas Gaivão, Rui Pedro Barbosa, Júlio Amorim, Carlos Moura-Carvalho, Fernando Silva Grade, António Araújo, Jorge Pinto, Nuno Vasco Franco, Alexandre Marques da Cruz, Fernando Jorge, Nuno Caiado, Fátima Castanheira

Fotos de Helena Espvall

4 comentários:

João Ribeiro disse...

Não sou muito picuinhas com pormenores mas por acaso que design da treta. O que se passa hoje em dia com esta obsessão pelas linhas direitas?! Simplesmente não se insere com o meio envolvente.

Anónimo disse...


Estejamos atentos.
Esta CML está sempre à espreita, e tem dinheiro a mais, e negócios a mais.
Estas consolas ou candeeiros de fachada têm de ser retirados urgentemente.

Anónimo disse...


Que porcaria!

Que poluição estética.

Uma afronta a este inigualável Monumento, uma jóia esquecida pela maioria dos novos lisboetas, e pelos turistas ignorantes que por aí andam de tuk tuk ...

LuisY disse...

O bom senso mandava que se fizessem réplicas dos antigos candeeiros de Lisboa, mas agora a réplica é considerada pelos arquitectos e designers um "pastiche". Enfim, esta gente da CML tem realmente muito pouco gosto.

Um abraço e felicito-vos pelo vosso trabalho de defesa de Lisboa