21/11/2019

Parque canino junto ao Aqueduto das Águas Livres / protesto e pedido de remoção


Exmos.Senhores
Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
Presidente da Junta de Freguesia de Santo António


 CC. AML, DGPC e media

Perante a implantação de um parque para cães em canteiro ajardinado mesmo junto ao Aqueduto das Águas Livres (Monumento Nacional), do lado da Rua das Amoreiras, tendo como cenário magníficos painéis de azulejos do século XVIII, a Capela de Nossa Senhora de Monserrate e, mais abaixo, o busto em honra de Tito de Morais, legitimamente, perguntamos se,

*  Haverá na CML e na Junta de Freguesia quem pense o espaço público?

 * O projecto foi submetido à DGPC e por ela autorizado?

Na verdade, é com enorme perplexidade que assistimos à violação da zona de protecção àquele monumento nacional, prejudicando notoriamente a grandiosidade e a beleza intrínseca do local e em nada contribuindo para a reabilitação daqueles talhões ajardinados, outrora bem agradáveis e bonitos à vista.

Não só o aspecto da construção – talvez admissível noutra zona que não ali - como o tipo de uso parecem-nos completamente incompatíveis com a dignidade do local, para não dizermos escandalosamente medíocres e à margem da excelência de espaço público que se pretende para a nossa cidade.

Compreende-se a ânsia de corresponder a faixas da população que têm cães de companhia, mas isso não pode levar a desrespeitar os locais que, com toda a segurança, não têm vocação para acolher iniciativas deste tipo.

 Não temos conhecimento que tal seja possível junto a monumentos desta importância em outras cidades e capitais europeias. Porque tem que ser possível em Lisboa?Assim, apela-se ao bom senso das autarquias pedindo a:

* Imediata reparação do dano com a retirada do parque.

* E a sua implantação noutro local que não fique na zona de protecção do Aqueduto e não prejudique o local.

Melhores cumprimentos

Paulo Ferrero, Nuno Caiado, Bernardo Ferreira de Carvalho, Eurico de Barros, Júlio Amorim, António Araújo, Fernando Jorge, Virgílio Marques, Ana Alves de Sousa, Jorge Pinto, Maria do Rosário Reiche, Jorge D. Lopes, Fátima Castanheira

Foto: Ana Sousa Jardim, in Facebook

4 comentários:

Vítor disse...

Há já mais parques caninos em Lisboa do que wc públicas e gratuitas para as pessoas.....

Anónimo disse...

Só ignorantes na camara de Lisboa...

Vergonha realmente.

E a 2ª circular, o que o Sr. Medina está à espera para arranjar minimamente e umas latinhas de tinta, para evitar feridos e mortos.

Tristeza.

Anónimo disse...

A cereja no topo do bolo, depois das horrorosas, terceiro-mundistas obras do Ginásio Clube Português, em terrenos da própria câmara. É impressionante como a CML conseguiu rebaixar um trecho muito bonito da cidade (apesar da fachada duvidosa do ginásio), com o aqueduto e o bloco das Águas Livres, a este nível literalmente canino.

Anónimo disse...

São parques caninos, bicicletes e trotinetes abandonadas nos passeios de qualquer maneira (pessoas invisuais ou não sofrem quedas à conta delas - já aconteceu à minha frente), jardins totalmente ao abandono, ruas sujas com dejectos de animais e lixo indiferenciado. À volta dos contentores de reciclagem, ou não, lixo não recolhido diariamente…

Muita culpa de alguns lisboetas que não se preocupam com o meio onde vivem, mas muito mais culpa da CML, Juntas de Freguesia e PSP que não intervêm nestas situações com mão de ferro. Sei também que se o fizerem PAN's e BE's saltam-lhes logo às canelas.


Frederico Moraes