18/03/2021

Praça da Estrela/Rua João de Deus, 3 - Pedido de manutenção de fachada (corrigido)

Exmo. Senhor Vereador
Eng. Ricardo Veludo


CC. PCML, AML, DGPC e media

Serve o presente para solicitarmos a V. Exa. que, uma vez que o Pedido de Informação Prévia respectivo foi aprovado em 2015 e até hoje não teve qualquer correspondência prática, interceda junto do promotor e do arq. Samuel Torres de Carvalho, de modo a que no projecto de demolição do edifício da Rua João de Deus, nº 3, na Praça da Estrela, se mantenha a fachada actual, em vez de se construir a fachada moderna e dissonante, que a imagem em anexo documenta.

Com efeito, apesar do edifício em causa estar em muito mau estado de conservação, este é um caso em que é perfeitamente possível manter-se a sua fachada principal, mantendo intacta a imagem do quarteirão e, mais importante, não desvirtuando o perímetro de protecção de um Monumento Nacional, uma vez que o edifício em causa se encontra a pouco mais de 100 metros da Basílica da Estrela, violando grosseiramente a sua zona de protecção.

Na expectativa, apresentamos os nossos melhores cumprimentos

Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, António Araújo, Fernando Jorge, Helena Espvall, Beatriz Empis, Pedro Jordão, Virgílio Marques, Maria do Rosário Reiche, Gustavo da Cunha, Inês Beleza Barreiros, Júlio Amorim, Nuno Caiado, Mafalda Magalhães de Barros, Nuno Castro Paiva, Miguel de Sepúlveda Velloso, Pedro de Souza, Filipe Teixeira, Pedro Cassiano Neves, Martim Galamba, Fátima Castanheira

Fotos: Diogo Baptista

3 comentários:

Anónimo disse...

Mais um caixote.
Isto sim é um atentado ao edificado. Não as "marquises" de que muitos se queixam, esquecendo os problemas da vida atual e as condições em que as casas foram construídas.

Anónimo disse...

Muito obrigado por agirem!
Por tentarem proteger Lisboa de quem a quer descaracterizar, torná-la indiferente de qualquer outra cidade.
Neste caso proteger Lisboa em relação à Câmara Municipal de Lisboa e ao seu vereador do urbanismo, o Sr. Veludo, em que relação ao qual tão altas expectativas se levantaram tendo em conta o pesado para Lisboa que foi so mandatos do lamentável Manuel Salgado.

Anónimo disse...

O antigo também era um belo caixote....