07/04/2021

Jardim do Torel - Aplauso à JF Santo António

Exmo. Sr. Presidente da JF Santo António
Vasco Morgado


CC. PCML, AML e media

Serve o presente para congratularmos a Junta de Freguesia de Santo António, na pessoa do seu Presidente, pelo estado actual do Jardim do Torel, designadamente pela sua boa conservação e reabilitação na quase totalidade dos elementos que motivaram os nossos sucessivos protestos desde 2009 a esta parte.

Com efeito, finalmente, os canteiros encontram-se agora todos recuperados e com os respectivos gradeamentos montados, há belos conjuntos florais por todo o jardim, a arquitectura da água está em perfeito funcionamento, todos os elementos decorativos do jardim se encontram recuperados, o piso está em boas condições - embora, a nosso ver, continue a não ser o mais indicado em termos de permeabilização do solo, conforme aliás, foi amplamente comentado aquando da obra profunda a que o jardim foi sujeito.

Falta apenas a substituição das luminárias actuais, estilizadas e sem nenhum valor estético-histórico (foto "torel1"), por outras em forma de nabo (foto "torel2"), conforme vem sendo adoptado um pouco por toda a cidade histórica.
De igual modo, solicitamos que sejam substituídas as consolas de gosto duvidoso (foto "torel3"), existentes no lago do Jardim, até porque é já perfeitamente possível mandar executar réplicas de consolas em ferro, conforme a Lisboa romântica que o Torel tão bem evoca.

Mais uma vez, o nosso aplauso pela recuperação do Jardim do Torel, extensivo à CML e ao Pelouro dos Espaços Verdes pelo financiamento da obra.

Com os melhores cumprimentos

Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Nuno Caiado, Maria Ramalho, Maria Teresa Goulão, Filipe Teixeira, Helena Espvall, Miguel de Sepúlveda Velloso, Pedro Ribeiro, Júlio Amorim, João Oliveira Leonardo, Júlio Amorim, Beatriz Empis, Jorge D. Lopes, Sofia de Vasconcelos Casimiro, Luís Serpa, Gustavo da Cunha, João Pinto Soares, Maria do Rosário Reiche, Irene Santos, José Morais Arnaud, Fátima Castanheira, Ana Alves de Sousa, Rita Filipe Silva, Pedro de Souza,

Sem comentários: