30/06/2006

Câmara de Lisboa embarga obras ilegais da IURD no Café Império

In Público (30/6/2006)
Diana Ralha

(foto: DN)

"A Câmara de Lisboa embargou, no passado dia 27, as obras ilegais que a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) estava a fazer no Café Império, sem submeter qualquer projecto de licenciamento à autarquia. De acordo com fonte oficial da Câmara de Lisboa, a Polícia Municipal deslocou-se ao local, que está classificado desde 1996 pelo Instituto Português do Património Arquitectónico (Ippar) como imóvel de interesse público, e encontrou várias paredes de alvenaria derrubadas e outras intervenções ao nível das infra-estruturas da água e electricidade ilegais. Foi de imediato levantado um auto de embargo pelas autoridades municipais e, na passada terça-feira, a câmara embargou a obra. A IURD incorre, agora, numa coima que, no mínimo, se fixará em 500 euros, disse a mesma fonte da Câmara de Lisboa.

A IURD adquiriu o Café Império, na Avenida Almirante Reis, em meados de Maio, exercendo o direito de preferência do trespasse daquele espaço comercial, do qual já era proprietária há 16 anos, quando comprou o antigo cinema Império, e ali fixou a sua sede de culto. O Café Império, que estava de portas abertas desde 1955, foi encerrado pela IURD, tendo a igreja recorrido à figura do despedimento colectivo dos 18 trabalhadores daquele estabelecimento. A IURD garantiu, porém, que iria fazer obras de reabilitação no espaço e ceder a sua exploração a uma empresa do ramo da restauração que se comprometesse a reabsorver aqueles postos de trabalho. Ainda em Maio, a Câmara de Lisboa aprovou, por unanimidade, uma moção do PCP, para que a autarquia tomasse diligências, com o Ippar, para garantir a reabertura o mais rapidamente possível do Café Império, mantendo o seu uso original. D.R
."

Muito bem. CML e IPPAR não podem deixar destruir aquilo nem dar-lhe outro uso que não restauração e Não nos Tirem o Bife à Império!

PF

6 comentários:

Anónimo disse...

Como há gente tão ignorante neste país. Meus senhores não é a IURD que está a fazer as obras de restauração do café império. Quem as está a executar é o novo arrendatário que com um grande esforço está a tentar devolver este espaço à cidade.
Atenção se o deixarem!!!!
Como é possivel existir tanta estipidez neste país. É por esta e outras que nós não saímos da cauda da Europa. porquê? Porque somos mesquinhos, invejosos e maldizentes.
Obrigado pelo espaço e oportunidade que me deram. Já agora se os serviços camarários deram este tipo de informações então o engº Carmona que se cuide pois vai ter muitos problemas a resolver.

Anónimo disse...

Seja novo arrendatário ou seja a IURD, a verdade é que as obras foram embargadas, porque estavam sem licença e o IPPAR não autorizou qualquer destruição de paredes, é isso não é?
Já agora, espero que o bife à Império se mantenha ...

Anónimo disse...

Meu caro anónimo,
Se o senhor se deslocasse ao "novo café império" poderia constatar que não foram derrubadas paredes, as esculturas e pinturas estão recuperadas, existe por parte do proprietário todo um conjunto de projectos devidamente licenciados.
Façam um favor falem e escrevam de assuntos que realmente conheçam.
Se não fosse a IURD e o actual arrendatário hoje, ou daqui há alguns dias, não haveria com certeza o tal famoso bife do império e mais esses senhores que tanto falam do bife ou não o comem há muito tempo ou então não têm paladar pois as condições de higiene em que era feito ...

Anónimo disse...

Meu caro idem
Irei ao "novo Café Império" quando ele abrir. Sabe de alguma data?
Folgo em saber que nada foi derrubado, e que foram restauradas as pinturas e as esculturas ... mas o café não era só isso. Por isso farei como São Tomé... até porque o próprio Império já foi "restaurado" e aquilo é um atentado: acrescentos de colunas coríntias decorando a sala, paredes falsas, lustres de pechisbeque, crucifixos de madeiras embutidos nas portas, esferas armilares da cobertura que desapareceram, etc.
Espero que o restauro do café não seja igual ...
Mas voltando às obras, se foi tudo licenciado, como é que a CML as embargou (notícias vindas no jornal)? E se foi só uma mudança de gerência, porquê tanto espalhafato no despedimento do pessoal?
Quanto ao bife espero que se mantenha a receita, que nada tem que ver com higiene, como calcula;-) Aliás, sobre higiene, aconselho-o a ir às cozinhas dos cafés e restaurantes das redondezas, aí num raio de 500m. E já sabe, quando souber a data de abertura do "novo Café Império", diga, que é para ir lá falar consigo;-)

Anónimo disse...

Meu caro amigo anónimo,

Terei todo o gosto em falar consigo na data da reabertura do "Café Império". Pelo seu comentário apercebi-me que não é pessoa com perconceitos e compreenderá que existem muitos interesses ocultos em denegrir a imagem de A, B ou C conforme as conveniências e interesses. A comunicação social é o instrumento ideal para formar opiniões, lobbys etc.etc. Por isso meu caro é que eu só acredito em 0,1% do que os media nos tentam impingir. Os portugueses como sabe são pessoas muito sentimentais, movem-se muito com o coração entáo são facilmente manietados no seu pensamento. Sabe isto é um problema de séculos.
Até já.

Anónimo disse...

Então meu caro anónimo,

A bela emasjestosa sala do "Café Império" foi hoje pré-inaugurada pois a abertura ao público ficou aprazada para a próxima 4ªfeira.
Tive pena que todos aqueles que vieram e ainda vêm para a comunicação social trazer fantasmas inuteis, histórias de adamastor, perseguições religiosas mesquinhas e doentias não tivessem marcado presença para poderem ver com os seus próprios olhos o investimento que ali foi feito. Gostava que vissem "todos esses velhos do restelo" a alegria que estava estampada no rosto dos trabalhadores.
Lisboa tem a partir da próxima semana uma sala de excelência como era na década de sessenta mas tal facto só é possível, não pelo "apoio" das entidades públicas (que até chegaram ao displante de embargar uma obra totalmente licenciada)ou pelo apoio dos partidos que infelizmente só se aproveitam do mediatismo sem qualquer conhecimento próprio do assunto ou ainda dos poderes ocultos deste país que desgraçadamente controlam os destinos do nosso país à séculos, mas sim porque alguém acreditou ser possível reerguer este projecto.
Um bem haja a todos os que permitiram este dia feliz.
Obrigado.