27/06/2006

LISBOA: capital do carro abandonado?

Praticamente não existe rua em Lisboa sem um imóvel abandonado ou pelo menos muito degradado. Mas os prédios urbanos não são os únicos bens que os lisboetas abandonam. Uma viatura abandonada na via pública parece ser cada vez mais um elemento caracterizador da paisagem urbana da capital. Os esquecidos prédios de rendimento da Lisboa pombalina e oitocentista, os apodrecidos palácios do Bairro Alto e de Alfama, têm cada vez mais a companhia de moribundas viaturas motorizadas: ligeiras, pesadas,
velhas, novas, de várias cores, de vários preços, mas definitivamente abandonadas. Nenhuma rua, nenhuma praça, nenhum bairro, nenhum monumento nacional parece estar livre de receber este decadente enfeite. De Belém, a Alfama, passando pelo próprio Castelo de São Jorge, até Santa Maria dos Olivais, todas as freguesias sofrem deste mal. Já encontrei carros abandonados junto de igrejas, museus, escolas, embaixadas, ministérios, quartéis da GNR, esquadras da PSP e até mesmo em frente de sedes de partidos políticos e de Juntas de Freguesia. Grande parte da tragédia de Lisboa é a ausência de cidadania.

A histórica Madragoa está bem apetrechada destas misérias. Não foi preciso precorrer mais do que 3 ruas para encontrar 6 viaturas abandonadas. Das 4 que existem na Calçada Marquês de Abrantes chamo a atenção para o camião Bedford: a sua carga exuberante de ervas do final da Primavera empresta um toque bem português à artéria da Embaixada de França. Mas se até na rua da residência oficial do Primeiro Ministro se podem ver dois carros em ruínas, porque não perto de uma embaixada em Lisboa?

Na Rua da Academia das Ciências, junto do Bairro Alto, encontrei 6 destas criaturas outrora motorizadas, incluindo um rebelde Renault 21 verde despido de matrícula. Praticamente todos os exemplares nesta artéria optaram por residir em cima dos passeios. Ali bem perto, na Travessa da Palmeira - junto da Embaixada da Letónia - um perigoso Fiat vermelho, sem matrícula, sem vidros e recheado de lixo, apodrece em liberdade total desde 2001.

Na Baixa Pombalina - apesar da reputação de estacionamento ultra-difícil - houve quem conseguisse encontrar moradas provocadoras para descartar as suas viaturas: na Rua dos Douradores, a artéria escolhida pela CML para abrir a Loja do Munícipe, e na Rua da Alfândega, em frente do portal Manuelino da Igreja da Conceição Velha. O elegante Chiado também tem o seu lado de sucateiro: bem perto do Largo do Chiado, na Rua António Maria Cardoso, uma viatura sem fechadura e de interior já meio destruido parece dizer aos turistas que passam, "help your self"!

A venerável Sé de Lisboa, naturalmente, não goza de privilégios: na Rua de São João da Praça, à sombra dos claustros da catedral, lá está um patético Renault twingo, amarelo torrado. E já que falamos de monumentos nacionais: a Igreja de São Vicente de Fora está engalanada com 3 viaturas abandonadas, incluindo um Fiat vermelho, sem matrícula e carregado de lixo inflamável.

A zona monumental de Belém guarda muitos exemplares destas máquinas obsoletas. Na Travessa dos Jerónimos, tendo como pano de fundo a capela-mor da Igreja dos Jerónimos, está uma viatura sem vidros e com o interior vandalizado. No estacionamento público da Rua de Belém, um par quixotesco, composto por uma carrinha Ford creme e um Opel corsa cinzento, saúda os turistas que passam. Destaco apenas mais um, talvez o caso mais bizarro de todos: um Ford cortina branco que assentou arraial dentro do próprio parque de estacionamento do Centro Cultural de Belém. Este nostálgico dos dias da Expo 98 não voltou a comprar selo ou pagar seguro do carro desde essa data.

Na Praça da Estrela, ao lado da Basílica da Estrela (outro Monumento Nacional) existem pelo menos 10 automóveis abandonados (para além de 20 estacionados em cima dos passeios!). Quantas mais viaturas abandonadas será preciso para que este espaço público seja classificado como "cemitério de carros" ilegal? O facto de até hoje ninguém ter dado conta da presença cadavérica destes automóveis é apenas mais uma prova do vazio de cidadania que reina em Lisboa.

Quem também parece ser distraído ou simplesmente muito tolerante com os carros abandonados é a GNR do Largo dos Loios. Desde longa data que os passeios das ruas históricas em redor do quartel atraiem viaturas abandonadas. Este ano já existem poucas porque em 2004 houve um cidadão que alertou a CML para o problema. A GNR também não se parece incomodar com o facto de ter diáriamente cerca de 15 carros estacionados em cima do passeio fronteiro ao quartel.

Nos terrenos de propriedade municipal, em frente da entrada principal do Centro Comercial das Olaias, já existe praticamente um "cemitério de carros" ilegal. A quantidade de viaturas abandonadas (mais de 20), a sua variedade (desde topo de gama até atrelados de camiões TIR) e o seu tempo de abandono (algumas desde 1998) fazem deste local de Lisboa um verdadeiro monumento da apatia não só dos cidadãos como também da autarquia e da polícia (existe uma esquadra da PSP mesmo em frente).

Mas não se julgue que nos bairros onde vivem os ricos e famosos não ocorre o sindroma do carro abandonado. Um passeio pelas redondezas do Lapa Palace Hotel será suficiente para provar o contrário: pelo menos 7 viaturas descaradamente abandonadas se podem observar a "olho nu". Um dos casos mais vergonhosos encontra-se na Rua da Arriaga, entre residências de diplomatas, polícias e uma igreja da comunidade inglesa: em frente do número 17, um Audi 80, sem matrícula e quase sem pneus; e em frente do número 21, um Renault 5 também já sem matrícula. Entre as duas defuntas viaturas, está um pomposo palacete do século XIX actualmente para venda pela soma de 5 milhões de euros (inclui garagem para 5 carros).

Lisboa é isto. Ninguém olha para Lisboa, ninguém olha por Lisboa. Independentemente da classe, profissão ou até mesmo nacionalidade, os habitantes da capital não se parecem incomodar com os automóveis abandonados nas suas ruas, nas suas praças, nos seus bairros. A longevidade do abandono de alguns carros no espaço público é a prova mais desarmante de todas.

Quantas viaturas abandonadas existem actualmente em Lisboa? Quantos cidadãos tem Lisboa? Para ajudar a resolver este problema basta telefonar (808 20 32 32) ou
enviar um email (municipe@cm-lisboa.pt) para a CML.

Fernando Jorge


ANEXO: VIATURAS ABANDONADAS NA VIA PÚBLICA (lista elaborada desde 25 de
Abril de 2006):

JUNTA DE FREGUESIA DE SANTOS-O-VELHO:

HN-87-61 mercedes, azul / Calçada Marquês de Abrantes, 43.

26-11-AQ fiat uno, branco / Calçada Marquês de Abrantes, 43.

CU-70-12 camiao bedford, castanho / Calcada Marquês de Abrantes, 96.

70-43-AO golf w., vermelho / Calçada Marquês de Abrantes, 114.

SJ-29-12 ford, branco (vidros partidos) / Calçada Ribeiro Santos, 1.


JUNTA DE FREGUESIA DAS MERCÊS:

57-93-CA lancia, verde / Rua de São Bento, 88

GP-63-58 volvo, vermelho / Rua da Academia das Ciências, 11(em cima do
passeio).

DX-52-26 golf w., preto / Rua da Academia das Ciências, 11 (em cima do
passeio).

QI-38-69 carrinha mercedes, branca / Rua da Academia das Ciências, 17
(em
cima do passeio).

SEM MATRICULA, renault 21, verde / Rua da Academia das Ciências, 21.

EQ-21-01 opel, verde / Rua da Academia das Ciências, 21.

QD-91-93 opel corsa, vermelho / Rua da Academia das Ciências, 21 E.

53-68-AD citroen, branco / Travessa da Horta, 9 (em cima do passeio).

SEM MATRICULA, fiat, vermelho ( com vidros partidos) / Travessa da
Palmeira,
24 (junto da Embaixada da Letónia).

CQ-74-47 renault 4, branco / Rua Eduardo Coelho, 2 B.

SL-50-07 volvo, cinzento / Praça do Principe Real, 19.

SEM MATRICULA, atrelado "hotdogs" (degradado) / Praça do Principe Real,
19.

JUNTA DE FREGUESIA DE SÃO MAMEDE:

VI-02-30 peugeot 405, cinza / Rua do Arco de S. Mamede, 19 (junto do
arco do
aqueduto).

OG-99-94 mercedes, branco / Rua do Arco de S. Mamede, 19 (em cima do
passeio, desde 2000).

JUNTA DE FREGUESIA DOS PRAZERES:

OJ-44-94 opel corsa, vermelho / Rua S. Francisco Borja, 18.

15-81-FT opel corsa, preto / Rua do Prior, 18.

IJ-02-05 opel corsa, branco / Rua do Prior, 18.

SEM MATRICULA renault 5, branco / Rua da Arriaga, 21.

SEM MATRICULA audi 80, cinzento / Rua da Arriaga, 17.

JUNTA DE FREGUESIA DA LAPA:

NJ-48-09 w. polo, cinzento / Rua da Imprensa à Estrela, 21 (a poucos
metros
da residência oficial do Primeiro Ministro).

FQ-81-48 renault 4, branco / Rua da Imprensa à Estrela, 21 (a poucos
metros
da residência oficial do Primeiro Ministro).

SEM MATRÍCULA, nissan primera, cinzento / Rua Domingos Sequeira, 64
(paragem
do eléctrico 28).

VÁRIAS viaturas / Praça da Estrela (no "parque de estacionamento" e
jardim
junto da fachada lateral da Basílica da Estrela).


JUNTA DE FREGUESIA DE SÃO CRISTOVÃO:

SEM MATRÍCULA opel corsa (sem vidros, interior vandalizado) / Largo do
Chão
do Loureiro,17 (junto da entrada da sede do partido CDS/PP).

42-00-AM renault 21, cinzento / Largo do Chão do Loureiro (junto da
sede do
partido CDS/PP).

59-35-BG peugeot 405, cinza / Rua Costa do Castelo, 28 (junto da
EGEAC).

JUNTA DE FREGUESIA DO CASTELO:

3-LSB / 61-03 piaggio ape 50, verde / Rua do Recolhimento, 3 (rua da
Junta
de Freguesia do Castelo).

PJ-41-85 renault 5, vermelho / Largo de Santa Cruz do Castelo (junto da
Igreja de Santa Cruz).

BN-02-29 opel kadett dourado (interior com lixo inflamável) / Largo de
Santa
Cruz do Castelo.

JUNTA DE FREGUESIA DE SANTIAGO:

03-52-AU citroen, vermelho / Rua de Santiago (junto da entrada da
Igreja de
Santiago).

DJ-87-21 renault 9, creme / Rua de Santiago, 13 (junto escola do ARCO).

FT-19-42 ford cortina, branco (em mau estado, interior com lixo
inflamavel)
/ Largo dos Loios (perto do quartel da GNR).

GJ-95-59 ford escort, cinza / Largo dos Loios (perto do quartel da
GNR).

98-97-DN audi, cinzento escuro / Rua da Saudade, 31 (perto das ruinas
do
Teatro Romano).

97-47-BU renault, preto / Largo das Portas do Sol, 90 (frente ao
Museu-Escola de Artes Decorativas Portuguesas).

DT-35-10 fiat 126, vermelho / Largo Rodrigues de Freitas (em cima do
passeio, perto do edifício do antigo Museu da Marioneta).

JUNTA DE FREGUESIA DA SÉ:

42-16-CZ renault twingo, amarelo / Rua de São João da Praca, 93 (junto
dos
Claustros da Sé).

JUNTA DE FREGUESIA DE SÃO NICOLAU:

VH-51-24, alfa romeo, vermelho / Rua dos Sapateiros, 207 (perto do
Rossio).

JUNTA DE FREGUESIA DA MADALENA:

99-54-NU citroen saxo, cinzento / Rua dos Douradores, 13.

96-92-AX fiat, preto / Rua da Alfândega (Igreja da Conceição Velha).

JUNTA DE FREGUESIA DOS MÁRTIRES:

55-95-DV peugeot 205, branco (sem fechadura, interior muito degradado)
/ R.
António Maria Cardoso, 39 (perto do Largo do Chiado).

LJ-26-89 opel corsa, verde (sem vidros, interior vandalizado) / Rua do
Arsenal, 146 (dentro do parque de estacionamento público).

SEM MATRÍCULA [marca não identificável], vermelho (muito degradado) /
Rua da
Emenda, 84

JUNTA DE FREGUESIA DE SÃO JOSÉ:

QD-28-26 renault express, vermelho / Rua de São José, 10.

OI-26-30 fiat ritmo, branco / Rua de São José, 12.

XR-94-98 peugeot 405, cinza / Rua de São José, 105 (em frente da Igreja
de
São José).

JUNTA DE FREGUESIA DA PENA:

PA-45-49 opel corsa, cinza / Rua do Sol a Santana, 36.

QS-82-83 toyota, preto / Rua do Sol a Santana, 36.

45-64-EZ opel tigra, vermelho / Rua do Sol a Santana, 36.

JUNTA DE FREGUESIA DE SÃO VICENTE DE FORA:

92-16-AH renault clio, branco / Largo de São Vicente de Fora.

SEM MATRICULA fiat ritmo, vermelho (cheio de lixo inflamavel) / Largo
de São
Vicente de Fora.

SX-77-66 fiat vermelho / Largo da Igreja de São Vicente de Fora.

62-85-DT renault clio, cinza / Largo de Santa Marinha, 3.

FX-62-98 renault clio, vermelho / Largo de Santa Marinha, 3.

JUNTA DE FREGUESIA DA GRAÇA:

97-63-GR renault, branco / Rua da Graça, 2 (em frente a uma bomba de
gasolina!).

ZE-12-71 ford escort, laranja / Rua da Graça, 50 (perto da Junta de
Freguesia da Graça, desde 1999)

NX-27-92 peugeot 205, azul / Rua da Graça, 168.

CR-94-17 fiat, azul / Travessa de São Vicente, 13.

RB-60-23 renault, branco / Travessa de São Vicente, 11.

SB-26-10 peugeot, cinzento / Calçada da Graça, 20 (em cima do passeio).

JUNTA DE FREGUESIA DE SANTA MARIA DE BELÉM:

75-45-BH citroen AX, branco (sem vidros, com interior vandalizado) /
Travessa dos Jerónimos, 2.

LJ-05-39 carrinha ford, creme / parque de estacionamento na Rua de
Belém,
perto dos Jerónimos.

AX-97-45 opel corsa, cinzento / parque de estacionamento na Rua de
Belém,
perto dos Jerónimos.

FC-55-97 ford cortina, branco / parque de estacionamento do Centro
Cultural
de Belém (desde 1998?).

JUNTA DE FREGUESIA DO ALTO DO PINA:

20-70-FD opel astra, cinza / Rua Aquiles Machado, Lote 5.

RG-80-33 alfa romeo cinza / Rua Aquiles Machado, 12.

-Mais de 20 viaturas ligeiras e pesadas em terrenos municipais junto da entrada principal do Olaias Plaza e da Rotunda das Olaias (algumas muito degradadas, incluindo uma viatura carbonizada).

1 comentário:

Anónimo disse...

Um monumento de cidadania ! Quantos meses de trabalho não precisaria um técnico da CML para fazer um levantamento semelhante ?
Agora, mãos à obra, CML !