30/04/2008

A Penitênciária das Almas Penadas




A Penitenciária das Almas Penadas

O Bairro Alto passa a ter a mais moderna e eficaz versão do Condomínio Fechado, o "Condomínio de Segurança Máxima", genial invenção de Hélder Carita, criador das gaiolas de protecção onde serão colocados predadores das mais temíveis espécies para protecção "full-safety" dos habitantes deste novo conceito de "Residência para a Eternidade".
Jibóias andarão enroladas às traves das gaiolas, quando não estiverem estiradas ao longo do muro - outrora de Mardel agora de Carita - para afugentar assaltantes e bandos de temíveis autores de graffitti, sendo o seu poder dissuasor reforçado pela presença, no interior das grades, de leões importados da Núbia.
Consta que o senhor acho que Comendador Amorim teria sugerido dragões, supõe-se que por causa do Futebol Clube do Porto, mas o seu biógrafo Hélder Carita logo lhe explicou, em inglês, que um dragão é uma "non existent entity".
A residência para a eternidade poupa às famílias que habitarem o condomínio de segurança máxima as inevitáveis despesas do funeral que todo o ser vivo tem no horizonte, visto ficarem já soterrados – sob uma placa ajardinada que lhes foi assegurado ser de origem e formosa e frondosa - todos aqueles que aí comprarem morada.
É caso para dizer, utilizando uma expressão de mau gosto que os leitores compreenderão e não deixarão de perdoar-nos, que ficarão soterrados para a vida.
Consta que a Associação dos Cangalheiros vai organizar manifestações de protesto contra o conceito, susceptível de vir a prejudicar, a curto prazo, o inestimável serviço que prestam à Comunidade.
Convenhamos que se trata de uma reivindicação e de um protesto até certo ponto
justos, não obstante saber-se que os futuros inquilinos ficarão enterrados vivos onde ainda não há muito tempo ficava o cemitério do antigo Convento dos Inglesinhos cujas ossadas se misturaram com as raízes de árvores centenárias e
de toneladas de terra viva que dali foram impiedosamente arrancadas e arrastadas para destino incerto , facto que retira aos reivindicadores uma parte substancial da razão que lhes assiste tendo em conta que havia ali um cemitério, lá isso havia...
Há já quem chame maldosamente a esta obra-prima da tendência minimaligradista da moderna arquitectura a "penitenciária das almas penadas".

Texto de J.F.C.

11 comentários:

Anónimo disse...

Quando os artistas de "esquerda" se dobram ao capitalismo. Nesta obras não vemos nem ouvimos os provedores, os teoricos ou a ordem dos arquitectos se pronunciarem. Comprometidos?
Esta cidade e outras está a saque desta gente sabuja, que cada vez que fazem uma obra sonham com prémios, atríbuidos por juris de igual calibre.
Vamos eleger o predio, a construção em Lisboa, mais bonito, elegante que respeita a cidade? Mas também vamos eleger os mais feios?
Fotografem os predios para a Cidadania LX classificar e pontuar.

Anónimo disse...

CONVENTOS DOS INGLESINHOS: a nova obsessão deste blog!

Cambada!

Anónimo disse...

Distinto anónimo
Nova (?)obsessão.... e porque será?
E já agora a critica à construção destas gaiolas... já tem algum tempo!!
Quanto ao termo cambada se o quiz empregar como figurativo - súcia;cáfila;corja - não fique tão chateado. Temos que saber aceitar as criticas.E já agora aproveite as suas cáfilas e ponha-as dentro das "gaiolas"!

daniel costa-lourenço disse...

Quanto à construção nem a classifico como arte suprema da arquitectura. Não desgosto. Também não embarco na obsessiva perseguição dos seus defeitos.

Choca-me "apenas" a sua completa falta de respeito pelo meio envolvente.

Se por um lado a recuperação fo convento foi exemplar, por outro, os arquitectos "passaram-se" e acharam-se que podiam fazer tudo. E podiam tanto que fizeram, já que quem protegem o património de uma cidade milenar são os mesmos que facilmente passam a correr pelos cargos decisórios e logo a seguir vão morar para ali.

E isto não é demagogia.

Os edifícios, em si, não não más peças de arquitectura. Podem para de bater no ceguinho e continuar á procura do cabelinho no meio da sopa. Fossem numa zona nova da cidade e ganhariam com toda a certeza um prémio.

O problema é que ali acabam por se anular e anular a envolvente, atalvez para sempre, formanto um efeito dominó, acabando por justificar outras demolições, outras intervenções criminosas.

E, mais uma vez não há quem pague...

Aliás, há sim quem pague...mas em euros...e para morar. ou simplesmente, para especular.

Enfim. Já não se pode dizer o que é verdade sem parecer demagógico.

A completa inversão das coisas.

Anónimo disse...

Este projecto é escandaloso!!!
Se houvesse uma Ordem dos Arquitectos a sério, este Sr arquitecto ficaria sem carteira profissional!E participação á UIA e UNESCO,entre outros.Portugal anda a brincar aos países!
É caso para uma queixa ao Tribunal Europeu,suspender verbas para a reabilitação do Património!E severa admoestação do IPAR e CML,totalmente irresponsáveis!

30-4-08 Lobo Villa

Anónimo disse...

Penitenciária!...pior ainda...penitenciária voluntária!!
Bravo J.F.C, só tu para me fazeres rir no meio desta catástrofe no centro de Lisboa!

Lesma Morta disse...

Os limites do razoável foram totalmente ultrapassados. E a nossa CML, numa de tentativa de mostras de grande cultura arquitectónica embarca nestes disparates.

Arq. Luís Marques da silva disse...

Quando um arquitecto projecta, deve-o fazer com o intuito de criar algo que pela sua qualidade, se integre na zona para a qual é pensado. Isto é tanto mais verdade, quanto essa zona, possua características históricas a preservar.
Não deve o arquitecto, tomar excessos de protagonismo e querer mostrar a toda a gente, que sabe ser moderno e muito menos, deve mostrar ser capaz de aplicar tudo o que de materiais inovadores, existem por aí á venda.
Esta intervenção, poderia ser excelente, se fosse outro o local...Aqui, discordo completamente dela.
Em Lisboa, na rua do Alecrim, a intervenção de Siza Vieira, continua a ser, para mim, um dos melhores exemplos de perfeita harmonia e integração entre o novo e o antigo; não foi necessário a Siza Vieira, entrar pelo "decôr" do exterior, que com o tempo se torna cansativo e com envelhecimentos, muitas vezes de péssimo aspecto; Lisboa está a perder a "patine do tempo", que tão bonita ficava, na nossa cidade.

Anónimo disse...

Já há quem chame a isto a verdadeira "La cage aux fôles"

Anónimo disse...

Senhores deixem os espelhos em casa. Porque não protestaram quando o património estava abandonado, cheio de putas e drogados, ratos e lixo???? Que querem agora???? Falar mal do que foi recuperado, limpo, arranjado?! Da nova construção?!

Anónimo disse...

Ratos ainda vá que não vá, até porque não me lembro de haver desratização na cidade de Lisboa há algum tempo, agora putas e drogados... caro anónimo vê-se bem que o senhor nunca aqui residiu, eu que aqui sempre morei nunca vi o que o sr. descreve. Até porque o espaço sempre esteve devidamente fechado e inclusivé funcionaram serviços da Santa Casa da Misericordia - Departamento de Jogos (raspadinhas)até pouco antes de ser ocupado pela empresa construtora. A partir daí não sei o senhor saberá!