15/03/2010

Museu quer mais histórias

In Jornal de Notícias (15/3/2010)

«Responsáveis apelam à contribuição dos cidadãos

O Museu da Cidade, a comemorar 100 anos, pretende guardar as memórias das pessoas que contribuem diariamente para a história de Lisboa e pede aos lisboetas que partilhem consigo as histórias da cidade que ouviram dos avós.

"O objectivo de estarmos a comemorar os 100 anos é pensarmos um museu novo, para que as pessoas percebam que o museu não são só quatro paredes e as peças que elas encerram, mas também a cidade", disse Cristina Leite, chefe da divisão de Museus e Palácios da autarquia de Lisboa.

Daí "o convite para que as pessoas que visitem as exposições nos deixem histórias, que com certeza ouviam contar aos avós ou aos bisavós, e que nos ajudem a construir este museu que queremos", acrescentou Cristina Leite, salientando esperar "envolver as pessoas e que estas participem" na criação do seu museu.

Para isso o museu lançou pelos 'mupis' da cidade a campanha "Lisboa tem Histórias", com vinte personagens de diferentes épocas, seleccionados pelas suas características peculiares, singularidades ou tipo de profissão que exerceram.

São personagens que não estamos habituadas a ver nos livros, umas mais anónimas do que outras, mas que escolhemos para chamar a atenção para que a história de Lisboa não é só feita com prédios e urbanismo, mas por pessoas", afirmou Cristina Leite.

A cidade antes do terramoto

Em breve , o Museu da Cidade vai mostrar como era Lisboa antes de 1755, através de uma aplicação informática 3D, que permitirá passear virtualmente por ruas e entrar em alguns monumentos que o terramoto destruiu.

"Vamos mostrar às pessoas como é que essa cidade foi nas vésperas do terramoto e como é a cidade que desapareceu", explica a responsável.

O projecto baseia-se numa reconstituição virtual rigorosa da maqueta física exposta no museu, feita nos anos 50, por Ticiano Violante para a exposição Reconstrução da Cidade depois do Terramoto de 1775. "A esta juntámos dados de investigação desenvolvidos desde então", sublinhou.

A representação de Lisboa reconstitui 23 pontos, muitos deles desaparecidos ou alterados na sequência do Terramoto de 1755: Terreiro do Paço, Paço da Ribeira, Alfândega, Terreiro do Trigo, Palácio Corte Real e outros. »

Sem comentários: