20/03/2010

Mais árvores e demolições no Casal Ventoso

Unir as duas encostas de Alcântara, efectuar uma ligação a Monsanto e demolir alguns edifícios degradados na Rua Maria Pia são algumas das metas traçadas pela Câmara de Lisboa para a zona, agora que terminou a campanha de florestação do Casal Ventoso.

"Falta unir bocados da cidade. As pessoas já têm caminhos para conquistar a encosta, mas o desafio é unir as duas encostas. Depois há que tratar parte da rua Maria Pia, que tem muitos edifícios devolutos", frisou José Sá Fernandes, vereador dos Espaços Verdes, no final da requalificação e florestação da encosta do Casal Ventoso.

De acordo com o responsável, existem seis a sete prédios praticamente em ruínas, "uns particulares e outros da Câmara, que têm que ser demolidos, embora um deles ainda tenha dois ou três moradores". Referiu, contudo, que as demolições não serão feitas a curto prazo. "A encosta é sensível e as demolições têm que ser feitas com toda a cautela".

A ligação a Monsanto é outro dos objectivos futuros, mas terá que aguardar pelo novo Plano Director Municipal, que está ainda em revisão. O vereador também não avançou datas definidas para a construção de mais equipamentos sociais e desportivos, há muitos reclamados. Porém, não deixou de reconhecer que são promessas antigas que terão que ser satisfeitas. "As pessoas tiveram aqui um problema grande com a Estação de Tratamento de Águas Residuais. Ao Bairro do Loureiro foi prometido um pavilhão desportivo. A piscina estava degradada, impraticável, e teve que ser fechada", sublinhou Sá Fernandes.

Embora tenha admitido que "há muito por fazer" na zona, o vereador afirmou que a campanha de requalificação e florestação feita na encosta do Casal Ventoso, "é um bom princípio" e que "a diferença já é muito visível".

Quanto à toxicodependência, uma chaga que tem ainda uma forte presença, considerou que se trata "de um problema social e de segurança pública", acrescentando que é necessário "sensibilizar e ajudar essas pessoas".

Cinco mil árvores na cidade

Ao abrigo da campanha - realizada em parceria com a empresa de tratamento de resíduos Valorsul no âmbito da acção da Comissão Europeia "Plante uma Árvore" - foram plantadas mais de 600 árvores e 16500 arbustos na zona.

Ao mesmo tempo que nasciam novas árvores, foram removidos entulhos e restos de construções que deram lugar a escadarias, rampas, espaços de lazer, bancos, papeleiras e nova iluminação. Um dos objectivos foi justamente facilitar as ligações entre o Casal Ventoso e o empreendimento Ceuta Norte, Centro Social José Luís Coelho e o núcleo urbano da freguesia de Santo Condestável.

Em jeito de balanço do que trabalho que foi feito, José Sá Fernandes destacou "a limpeza, o reforço da segurança da encosta e a esperança no futuro".

Segundo Sá Fernandes, nos últimos dois meses, foram plantadas mais de cinco mil árvores por toda a cidade.

In JN

Sem comentários: