20/03/2010

Limpar Portugal: Monsanto guardava entulho que daria para 'reconstruir' uma casa

In Sol Online (19/3/2010)

«Inacessível ao olhar dos que passam de carro, no fundo das pequenas encostas do Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa, escondiam-se fogões, colchões e banheiras que um grupo de escuteiros voluntários da iniciativa 'Limpar Portugal' ajudaram hoje a limpar

Tudo reunido quase daria para 'reconstruir' uma casa. Nem as telhas faltavam.

Escondidos pela densa vegetação do Parque de Monsanto, uma banheira, uma sanita, um colchão, fogões, alcatifas, restos de televisões e uma série de outros despojos de uma casa viveram hoje os seus últimos momentos enquanto entulho abandonado numa improvisada lixeira a céu aberto.

Alexandre Duarte, pai de dois escuteiros voluntários que hoje se juntaram, à semelhança de muitos outros um pouco por todo o país, para 'Limpar Portugal', resolveu acompanhar os filhos na tarefa, até porque entende que uma das grandes mais-valias da iniciativa é a sensibilização dos mais novos.

«É preciso é que a sociedade civil de algum modo vá participando e cada vez seremos mais, com certeza», referiu.

Alexandre Duarte declarou-se surpreendido pela quantidade de lixo que encontrou ao longo da manhã, até porque o percurso atribuído ao seu grupo de voluntários lhe foi apresentado como um dos que menos lixo tinha.

«De algum modo fiquei surpreendido, desde logo pela quantidade. Neste caso em concreto estamos a falar de uma lixeira a céu aberto. As pessoas vinham aqui à borda da estrada e deitavam as coisas lá para baixo. Encontrámos aqui uma mina de lixo, infelizmente», declarou.

Sob atenta supervisão dos chefes, os pequenos escuteiros André, Joana e Marta, com cerca de dez anos, trocaram uma manhã de sono pela árdua tarefa de encher sacos de lixo e transportá-los pelo terreno inclinado e escorregadio da mata da Monsanto, até à beira da estrada, onde ficam até serem recolhidos pelos serviços camarários.

Apesar de um bocadinho cansados, garantem que preferem estar ali e passar uma manhã diferente do habitual.

Joana, que nesta manhã de trabalho «já encontrou de tudo, mesmo», acha que 'Limpar Portugal' é uma boa iniciativa.

«Temos de limpar isto, senão para quê a Natureza?», questionou-se.

O companheiro André concorda, mas lamenta, consciente de que a limpeza é apenas uma parte do trabalho que é preciso fazer, que não vá demorar muito tempo até que se anulem os resultados de tanto trabalho.

«Não tarda volta a estar igual, mas não custa nada ajudar», disse. Inspirado numa iniciativa desenvolvida na Estónia em 2008, o 'Limpar Portugal' destina-se a reunir num só dia milhares de pessoas para recolherem resíduos depositados ilegalmente em florestas e outras áreas de todo o país.

Na semana passada, já tinham sido identificados mais de 10 mil pontos de limpeza e o número de inscrições ultrapassava as 60 mil, mas mesmo os cidadãos não inscritos poderão juntar-se aos grupos organizados nos seus concelhos.

O projecto tem o alto patrocínio do Presidente da República, que deverá participar em acções de limpeza, à semelhança da ministra e do secretário de Estado do Ambiente.

Lusa / SOL

2 comentários:

Filipe Melo Sousa disse...

para isso é que se mete os miúdos nos escuteiros? para andar a mexer no lixo dos outros? ainda falam em trabalho infantil no terceiro mundo

hipócritas

Anónimo disse...

porque não pões uams luvas e vais lá ajudar, Filipe? o objectivo do escutismo não é mesmo esse? praticar boas acções?