12/04/2011

Aprovar sede da EDP antes do Plano de Pormenor?



Este é o projecto da nova sede da EDP em lote inserido na área do Plano de Pormenor do Aterro da Boavista Nascente, um plano que se encontra em debate público (para o qual contribuímos aqui, aliás) e que só será eficaz depois de ser aprovado em reunião de CML, pós debate, e depois na AML.

Ou seja, não se compreende como este projecto da sede da EDP (na linguagem da CML, uma edificação que «pretende constituir-se como um ícone urbano, pela sua qualidade arquitectónica, inovação energética e singularidade» ... eu diria uma novo «Estoril-Sol Residence» em plena Baixa da cidade, entre São Paulo e o Tejo, e se é um ícone que querem então já temos aquele do IADE e mais o outros dos ministérios, junto à Av. Infante Santo!) pode ser aprovado antes do PP ser definitivo, e mesmo que seja legal, que duvido, é imoral que assim o seja.

O projecto é do Arq. Manuel Aires Mateus, tem 8 pisos oficiais (mas com o pé direito tão grande do R/C e os pisos técnicos, será um edifício "normal" de 11 pisos ... quando a média naquela zona é de 4 pisos), 6 caves para estacionamento (em zona de aterro é um mimo), "inovação energética" à base de envidraçados tem que se lhe diga.

Vamos ver no que dá.

Sem comentários: