27/11/2015

Calçada da Ajuda com árvores novas


No decorrer dos trabalhos de requalificação da Calçada da Ajuda, houve uma alteração profunda nas árvores aí existentes, que eram de diferentes espécies, algumas já de avançada idade. Todas foram substituídas por Jacarandás, tendo sido utilizada na sua plantação uma técnica moderna que irá garantir a sua manutenção (ver imagem à direita).

Foram plantados 181 exemplares de Jacarandá em toda a Calçada.

No troço jusante da Calçada, existiam 48 exemplares das espécies: Choupos, Sophoras e Ailanthus. Destas foram abatidas 25 árvores e transplantadas 22, principalmente Sophoras para o alto da Ajuda.

No troço intermédio da Calçada da Ajuda, junto ao regimento de lanceiros 2, existiam 26 Braquiquitons que foram todos transplantados também para o Alto da Ajuda.

Verificou-se. assim, um cuidado das entidades envolvidas no processo no sentido de minimizar e até valorizar os efeitos da obra em apreço no arvoredo da cidade de Lisboa.


Pinto Soares

3 comentários:

Anónimo disse...

Digam se já imaginaram ou se já fizeram as contas, de quantas árvores novas precisam de ser plantadas em Lisboa?
A conta é difícil?
Tanta gente viajada e que elogia tanto as cidades estrangeiras, digam lá uma Cidade equilibrada e sustentável ambientalmente na Europa?

Rui disse...

Boa tarde,
hoje vi o projecto de reabilitação do Campo das Cebolas. É com muita pena que verifico que vão cortar as palmeiras que já lá estão há tantos anos. Na minha opinião isto não deveria ser permitido pois estas palmeiras fazem parte do património da cidade e no seu contraste com a restante flora da cidade dão um ar exótico a esta praça evocando a chegada dos marinheiros de terras longínquas e exóticas.

Acho mesmo uma pena que se vá destruir um dos elementos mais diferenciadores desta praça.

Anónimo disse...

já agora e desculpem lá...mas quem é o "técnico" que projecta e quem executa e fiscaliza a plantação de um Jacarandá a dois metros de uma fachada? (1º foto). Não vai crescer? será alguma nova espécie nana...
Foi um Arq. Paisagista nabo? ou a cml continua a pensar que pode ser qualquer um desde que fique bem no boneco...?! é necessário bom senso e olhos que vejam. MC