20/11/2015

Obras Cais do Sodre - Ribeira das Naus - Largo Corpo Santo


«Bom Dia,

Anexo ​a suposta ​calendarização sobre as obras que agora se iniciam​,​ e que apenas por mero acaso​​ chegou ao meu conhecimento​, via funcionários das Agências Europeias, que têm acesso a informação crucial para todos, Mas que só chega a alguns, continuamos a ter decisores que nos querem ignorantes? Mesmo quando falamos de comerciantes e residentes locais,? agentes fundamentais nestes processos, pelos condicionamentos, impactos, transtornos que estas obras estruturantes possam causar, no dia-a-dia de mais de 12 a 18 meses nos eleitores das Juntas de Freguesia de Santa Maria Maior e da Misericórdia? e claro... da Camara Municipal de Lisboa?

Por norma a CML exceptua esta prática corrente de nos ignorar sistematicamente nos momentos de liquidar o IMI, a Taxa de Protecção Civil, e todos os outros impostos, taxas e taxinhas cobrados regularmente das mais diversas formas. Quando for a altura de votar... talvez os os eleitores ignorem também estes decisores...e escolham outros.

Embora ​seja​ b​em intencionada...​ para ver as obras terminadas no início de 2017... ​N​o final de 2017 é bem provável que ainda aqui andemos... ;-) Por certo com eleições la para final do Verao de 2017... vai ser bom​ poder cortar umas fitas.​ Para ajudar a perceber este calendário talvez ajude o documento em PDF que envio neste link... https://www.dropbox.com/s/x7n680i48rkmp0m/0_0_CSodre-CSanto_Anexo-ProjectoBase_final.pdf?dl=0. Tem algumas plantas, fotomontagens e desenhos 3D que ajudam a perceber o look final​... em 2014, nao sei que possa entretanto ter mudado​, e em que ponto as coisas possam estar. Com sorte ainda plantam 3 árvores tipo jacarandá no Largo do Corpo Santo que será todo um largo pedonalizado! não cortam as 3 árvores grandes frente ao Restaurante Solar do Kadete e ainda alargam o​s​ passeio​s na Av Ribeira das Naus/ Cais do Sodre. No cais do Sodré as mudanças vao ser grandes, espero que haja espaço ​para tantos transportes publicos e poluidores em particular autocarros e taxis, conviverem de forma pacifica e saudável com os seres humanos... seja a pé e de bicicleta ou mesmo quando sentados dentro dos veículos de 4 rodas... a poluição do ar não fica na rua... o ruído torna-se insuportável.

​S​orte mesmo... era pedonalizarem tudo entre o Cais do Sodre e a Casa dos Bicos!

Há-de chegar esse dia.

​Saúde​,

Jorge Lopes»

...

2 comentários:

César disse...

Não obstante o atraso proverbial que dos portugueses a cumprir calendarizações, no caso presente nem é o caso por aí além. Por exemplo: teoricamente, nos dias 2 e 6 de Junho teriam os eléctricos iniciado o trânsito pela nova linha, respectivamente nos sentidos Campo da Cebolas e Belém/Algés. Não começaram. No entanto, a execução da nova linha vai razoavelmente avançada e o atraso nunca será, proporcionalmente considerado, de meses mas de semanas. Entretanto - note-se por curiosidade -, neste aspecto concreto, a obra consiste basicamente na reposição do traçado original do percurso dos eléctricos...

César disse...

Rectificação: retiro o que disse em relação às datas de 2 e 6 de Junho que, notoriamente, são gralhas: com a calendarização apresentada nunca poderia ser Junho mas, forçosamente, Setembro. Dito isto, a obra vai bastante avançada, adiante mesmo da calendarização. A curva da nova linha de eléctrico ("Av. Ribeira das Naus/ Rua Bernardino Costa"), calendarizada para a 2ª Fase (início em 08.08.2016), já está executada, bem dentro ainda da 1ª Fase! Arranjos finais correspondentes e catenária vão avançados; os quatro cruzamentos previstos para esta Fase estão executados e com a pavimentação concluída em três deles.. Suspeito, em suma, de que a coisa vai mesmo cumprir o calendário...