02/12/2020

Esta cidade não é para velhos

Passeios na Rua de S. João da Mata (Freguesia da Estrela)

Como morador em Lisboa verifico que muitas das obras de renovação em prédios antigos nos bairros típicos, não têm tido em conta os arranjos exteriores, nomeadamente os passeios, elementos fundamentais para quem aí vive, na sua grande maioria gente idosa, com dificuldades de locomoção.

As imagens aqui reproduzidas referem-se a dois pédios em frente um do outro na Rua de São João da Mata, recentemente reconstruídos, e cujos passeios foram de tal forma remodelados que se tornaram intransponíveis para pessoas idosas.

A Câmara Municipal de Lisboa, para além de fiscalizar as obras licenciadas, deveria também verifiar os arranjos exteriores, tendo em atenção os passeios, colocando corrimões que permitam aligeirar o penoso e perigoso que é para as pessoas de idade vencer os obstáculos que têm pela frente.


João Pinto Soares

2 comentários:

lfgalvao disse...

100% de acordo com a sua queixa. Nos Anjos padecemos do mesmo. Quando se renova um prédio, o acesso à garagem é sempre feito alterando o passeio para se adaptar à entrada, em vez de ser a entrada do prédio a ter que se adaptar à inclinação do passeio e da rua.
https://www.google.pt/maps/@38.7218861,-9.1336939,3a,37.6y,60.2h,79.25t/data=!3m6!1e1!3m4!1sSwVTKIZwNRMzVH_ccpqyXg!2e0!7i13312!8i6656

Anónimo disse...

O prédio da primeira foto é unifamiliar e tem 3 garagens em fila. Haverá retrato mais grotesco do ideal suburbano que vai consumindo a Lapa de uma ponta a outra? O bairro é já pouco mais que uma triste mistura de condomínios de gosto labrego e vivendocas bunkarescas de novo rico. Essa das três garagens fica em frente de uma lamentável obra do arq. Aires Mateus. Ambas têm uma sintomática preferência por tumulares portas em lioz...