27/01/2020

Olha que lindos tubinhos "património UNESCO" colocados na Sé de Évora...


Chegado por e-mail: «Venho por este meio contactar a comunidade, à qual faço também parte e já fiz várias contribuições, no sentido de elaborar uma denuncia às entidades competentes nomeadamente à DGPC e demais.

No caso seguinte trata-se de uma ocorrência registada na cidade de Évora, que afecta um dos seus principais monumentos, a Sé Catedral de Évora, monumento nacional desde 1910, e parte integrante do conjunto património mundial pela UNESCO e que recentemente foram registadas alterações graves à sua fachada como se pode perceber em fotos em anexo.

O caso ocorre fora da área de actuação da CidadaniaLX mas visto se tratar de um monumento de extrema importância nacional requiro assim a vossa ajuda para a elaboração de tal denuncia.

Os melhores cumprimentos,

Diogo Baptista»

...

À atenção da Comissão Unesco, do Icomos, da DRC Alentejo...

4 comentários:

Julio Amorim disse...

Este tipo de soluções secundárias é sempre um quebra-cabeças. Um dos tubos de queda foi colocado debaixo de um desaguadouro (gárgula?) para remediar introduções de água nas alvenarias e telhado subjacente. A medida até pode ter a sua necessidade.....mas atenção aos materiais. Aqui só se poderia usar um material mais nobre, como o cobre, que em poucos anos escurece, integrando-se na fachada com o tempo. O que aqui ficou é trabalho de incompetentes (espero que não sejam de plástico os tubos de queda?) e, realmente, inadmissível em Património deste calibre. Mas infelizmente os monumentos de Portugal continuam entregues a "doutores", que nunca perceberam nada de ofício nenhum.

Anónimo disse...

UMA VERGONHA.

Paulo Ferrero disse...

Acabo de saber que a DRC Alentejo "não autorizou essa instalação dos tubos e que vão ser retirados já estamos a tratar. Houve uma intervenção na cobertura e puseram aprovada mas não isto. Vai ser retirada, a obra ainda não foi entregue e já informamos que tem que retirar." :-)

Julio Amorim disse...

Sim....mas este trabalho não foi realizado por iniciativa do empreiteiro.