26/10/2005

C.Civil volta a atacar: Vem aí o Salão Imobiliário de Lisboa (3-6/11)!

E pelo destaque que a CML lhe dá a nível de publicidade, apresentação de empreendimentos estruturantes para a cidade (vulgo mega-projectos de construção civil), e pela participação no certame do próprio Presidente, é caso para dizer que a construção civil em Lisboa continua de vento em popa, e que pelo menos na capital podemos contar sempre com ela a bem da recuperação da nação.

Como se conclui de uma consulta rápida ao "site" da CML, ela acha mesmo que este salão é sinónimo de "estratégia de afirmação nacional e internacional" e de "desenvolvimento assente numa cidade viva (de bairros e para as pessoas viverem), numa cidade activa (de empreendedores, competitiva e sustentada) e numa cidade criativa (de culturas e cosmopolita), apostada em atrair investidores e posicionar-se a par das principais capitais e numa cidade inovadora (de modernidade e eficiência administrativa)" (onde já li isto?!!)".

No meio de tanta estratégia não sabemos onde pára a "reabilitação urbana", mas ficamos a saber que projectos como o "Campolide Parque" (conhecido como Projecto Pereira Coutinho e que a CML considera "fantástico" (*)) ou o do Arqº Sua Kay, para Alcântara (fotos aqui, ali e acolá), tornarão a "Lisboa, Uma Cidade Diferente"! Para melhor?


(*) Público, 18/8/03

"Vereadora do Urbanismo classsifica de "fantástico" o projecto para a Artilharia Um

(...) O projecto foi encomendado ao atelier de arquitectura britânico SOM - Skidmore, Owings and Merril, que se tornou conhecido pelos arranha-céus que projectou a partir dos anos 50 um pouco por todo o mundo, de Chicago a Shangai, de Nova Iorque a La Défense, em Paris. Mas José Salgado garante que neste empreendimento não haverá arranha-céus: "Os edifícios mais altos não atingirão os 14 andares das Amoreiras".

"Acho que o Campolide Parque vai ser uma obra emblemática de Lisboa do século XXI", considera o gestor. A vereadora Eduarda Napoleão também não poupa elogios ao projecto: "O projecto é fantástico e com um espaço público bastante qualificado.Tem uma praça pública ao meio e os edifícios ficam em volta".


PF

Sem comentários: