09/03/2006

Cheira bem, cheira a Lisboa

"DIAP investiga "desfalque" na Junta do Beato.
Executivo comunista não entregou descontos de onze trabalhadores efectivos e dez avençados durante três anos. Freguesia vai pedir ajuda financeira à câmara.

(...) O presidente da Junta de Freguesia do Beato, Hugo Xambre Pereira, apresentou, na passada sexta-feira, uma queixa-crime na Polícia Judiciária contra um alegado desvio de fundos na autarquia, entre 2003 e 2005, que ascenderá a mais de 300 mil euros e foi detectado numa auditoria interna realizada logo após a posse do actual executivo socialista da junta. (...) "Não pensávamos que a situação fosse tão grave, apesar de já em 2003, a junta ter tido problemas com uma auditoria do Tribunal de Contas e, inclusive, ter ficado com a electricidade cortada", revelou.

(...) Contactado pela agência Lusa, o anterior presidente da autarquia, António Cunha (PCP), que esteve dois mandatos à frente da junta, manifestou-se surpreso com esta situação. António Cunha contou ter tido recentemente conhecimento desta situação quando pediu a reforma. "São actos administrativos e eu recebia os mapas com esses valores lançados, o que indicava que a situação estava regularizada", justificou o antigo autarca, afirmando que também está a ser vítima do problema, porque não consegue reformar-se. António Cunha diz que a situação poderá dever-se ao "excesso de confiança" que tinha nas pessoas que tratavam da contabilidade. Hugo Pereira está perplexo com estas afirmações: "Isto faz-me confusão. Como é que o anterior presidente, que cumpriu dois mandatos, ainda se faz de vítima?", questiona. "Não havia nenhuma ordem aqui dentro ao longo de dois mandatos."


In Público (9/3/2006)

Sem comentários: