04/04/2006

Museu do Design perto do Chiado?

"O Palácio de Santa Catarina, em Lisboa, junto ao miradouro com o mesmo nome, é uma forte hipótese para vir a albergar o Museu do Design que sairá do CCB na sequência do acordo sobre a Colecção Berardo ontem assinado.(...) Como gestora da Colecção Capelo, que engloba o recheio do Museu do Design e a colecção de moda (esta nunca vista no CCB), a CML terá agora de encontrar nova morada para estes conteúdos, como sublinhou o vereador (...) "Temos alternativas, mas a hipótese com mais consistência é o Palácio de Santa Catarina, porque se trata de uma zona privilegiada da cidade (...), pormenorizou José Amaral Lopes(...)"

Fico contente por finalmente se ter resolvido, ainda que para um horizonte temporal de 10 anos, a novela Berardo. Seria ridículo que sucedesse a esta colecção o mesmo que já sucedeu com muitas outras, de que a mais recente notícia nos dava conta da venda em leilão do único Canaletto existente em Portugal, da colecção Champalimaud, sem que o Estado tivesse feito fosse o que fosse pela sua manutenção em Portugal. Um país como o nosso, paupérrimo em colecções de arte, não se pode dar ao luxo de prescindir da colecção Berardo, por muito que isso custe a muitos invejoso da nossa praça.

E a colecção Capelo (design e moda) também é uma grande mais-valia para o país, não se compreendendo como a CML tem mantido a "colecção de moda" em armazéns, escondida, sem saber o que lhe fazer, havendo, como há, mil e um espaços nobres, propriedade da CML, ao abandono pela cidade. Se a colecção de design for para o polémico Palácio de Santa Catarina (*), aplaudiremos, pois antes a colecção, que um hotel. Mas há boas alternativas: o Atheneu Comercial de Lisboa, o Palácio Rosa, a Hemeroteca (Rua Misericórdia) ou as alas que a Polícia há-de libertar junto ao Museu do Chiado.

PF

(*) Recordamos parte da polémica, aquando da compra do palacete por PSL, em registos do Jornal de Notícias:

JN, 1/4/03
lisboa :
Santana quer comprar palacete secular na Bica
polémica Oposição questiona opção quando há um particular que quer recuperar o edifício para hotel de charme Executivo vai estudar projecto

Gina Pereira


Santana Lopes tem dúvidas quanto à possibilidade de instalar um hotel de charme no Palacete de Santa Catarina, na Bica. E pretende avançar com a sua aquisição, através do exercício do direito de preferência, apesar de haver um particular que já sinalizou o imóvel junto da Caixa Geral de Depósitos. O anúncio do presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) de se sobrepôr ao interesse privado - desembolsando 3,9 milhões de euros - não foi bem recebido, ontem, na reunião do executivo, pela Oposição, que questiona o
interesse desta operação e a utilização a dar ao imóvel.
Margarida Magalhães, vereadora do PS, considera que é uma "decisão muito errada" na medida em que "a Câmara já tem muito património para requalificar" e "não tem razões para duvidar das intenções do interessado". Vasco Franco, também do PS, lembrou que "a Câmara pode fixar as condições para a recuperação do imóvel", e estranhou a decisão de Santana Lopes depois de ter anunciado a venda de alguns palácios propriedade municipal.
Embora não tenha avançado com a utilização a dar ao edifício - situado junto ao Jardim do Adamastor, com vista para o Tejo -, o presidente da CML defendeu que o facto do imóvel estar em boas condições e de ter um valor histórico e patrimonial justifica que fique na posse da autarquia. Além disso, enumerou alguns palácios municipais - da Rosa, Pancas Palha e Machadinhos - para dizer que ou precisam de obras, ou estão ocupados.
A votação da proposta acabou por ser adiada para a próxima reunião, visto o presidente querer dar esclarecimentos adicionais aos vereadores. Entretanto, e face à presença do representante do investidor holandês, o executivo comprometeu-se a estudar o projecto de recuperação e a confirmar alguns dados relativos à natureza do investimento. "

"JN, 2004-05-21

Festa rija e algumas críticas no fecho da Bica aos carros

Pedro Santana Lopes Presidente da CML
João Santos Morador
Trânsito

José António Domingues
Gina Pereira


(...)Se calhar até venho para aqui morar. Mas só quando não houver mais obras\" (risos).
É lamentável que, no dia da inauguração, sejam os próprios carros da câmara a estar estacionados fora dos lugares. Deviam dar o exemplo.\"
Depois de uma volta a pé pelas ruas do bairro, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa acabou a visita no Largo de Santa Catarina, junto à esplanada do Adamastor, onde apreciou a vista para o Tejo. Ao lado, situa-se o palacete de Santa Catarina, que a autarquia comprou à Caixa Geral de Depósitos, em Junho do ano passado, por 3,9 milhões de euros, depois de ter decidido exercer o direito de preferência, apesar de haver uma proposta de um privado que o queria transformar em hotel de charme. Questionado pelos jornalistas, Santana Lopes disse não ter ainda decidido qual a utilização que vai dar ao imóvel. Admitiu, contudo, que tem recebido \"muitas propostas, ofertas e sugestões de organismos públicos e privados\", que vão desde as áreas do turismo ou escritórios a museus. Embora tenha dito que o assunto tem de ser \"muito bem ponderado\", admitiu que pode ser equacionada a alienação do imóvel, \"dependendo das condições\". Confrontado com a notícia de estar em curso um recurso judicial por parte do privado, Santana disse que a CML não foi notificada

1 comentário:

Anónimo disse...

é bom que a colecção Berardo fique cá, mas tb não é a qualquer preço.
O CCB passa a "sÓ" ter Berardo...
Tenho pena é que Lisboa deixe de ter um espaço para grandes exposições.