07/04/2006

A REVOLUÇÃO DA PRAÇA DA ALEGRIA

Via Olissipo (o blogue de consulta diária obrigatória), publicamos aqui o plano que a Junta de Freguesia de São José tem para a belíssima e mal-tratada Praça da Alegria, aquela que é, como a CP me disse há dias, "a praça mais masculina de Lisboa":

"A Praça da Alegria em Lisboa vai entrar em obras. O objectivo é devolver aquele espaço à cidade, tornando-o uma zona de "habitação mais aprazível" e de animação cultural. A iniciativa surge no âmbito da recuperação que a Câmara de Lisboa prevê para a Av. da Liberdade e área envolvente e já conta com o apoio de moradores, polícia, bombeiros e proprietários dos clubes. Uns e outros não vêem a hora de pôr fim à imagem de abandono que há muito marca a história da praça. De acordo com o presidente da Junta de Freguesia de São José, o projecto assenta na renovação do Jardim Alfredo Keil, onde será instalado um espaço destinado às crianças, para a realização de ateliers, um palco móvel para espectáculos e uma esplanada. Mas não só. Para o jardim, cujo nome é uma homenagem ao autor do hino português, está ainda previsto um novo plano de iluminação e de recuperação de árvores centenárias que ali existem. "O jardim será sujeito a uma operação de limpeza. O edifício ali construído será destruído e haverá uma nova iluminação", explicou João Mesquita.Quanto a custos, o presidente da junta assegura estar tudo previsto: "A recuperação vai ser feita com a prata da casa e com o apoio de entidades privadas através do mecenato." O autarca defendeu mesmo que só falta definir a data de arranque das obras, "o que deve acontecer amanhã numa reunião entre nós e a câmara", afirmou.


Mas o timing traçado para o novo espaço aponta Junho como o grande mês, aquele em que tudo já tem que estar pronto de forma a que "a Praça da Alegria possa participar nas festas da cidade", argumentou. Para essa fase estão já apalavradas várias iniciativas de animação cultural que envolvem o Parque Mayer, o Hot Club e o Maxime. Aliás, estes espaços deverão funcionar como um prolongamento das acções de animação previstas para os finais de tarde no Jardim Alfredo Keil. "Por exemplo, está agendada uma semana do Jazz, durante esse período teremos espectáculos no jardim ao final da tarde, que depois continuarão à noite no Hot Club. O mesmo acontecerá com a festa do Hip Hop, prevista para o Parque Mayer, e com a Tasca do Xico, um evento dedicado ao fado que está a ser organizado pelo Maxime. Todas estas acções serão marcadas por iniciativas no exterior", esclareceu João Mesquita.
O objectivo passa por transformar a praça numa zona de habitação mais aprazível sem esquecer a animação cultural e o facto de ali se encontrarem alguns dos recintos mais emblemáticos da capital. A aposta poderá até alargar-se à recuperação de outros espaços. Segundo apurou o DN, a autarquia está a fazer todos os esforços para que o Ritz Club volte a ter um papel importante na noite lisboeta. O presidente da Junta de São José classifica a concretização deste projecto da Praça da Alegria não só como uma promessa eleitoral que tinha que cumprir, mas também como um sonho pessoal. "A praça deve ser devolvida à cidade", defendeu. Os moradores, os quais devem rondar os 1500, sendo que a maioria tem mais de 65 anos, também assim o querem. "Tudo o que vier já vem tarde, mas é bom. Vivo aqui há 42 anos e nunca vi esta praça como agora. Se nada for feito, morre", contou ao DN José Henriques. O comandante-adjunto da PSP, cuja esquadra é já um 'emblema' da praça, defendeu o mesmo. Para este responsável "a praça só precisa de ser recuperada. Hoje quem olha à volta só vê os sem-abrigo. Nada disso tem a ver com a imagem de há uns anos
".

Fonte: Diário de Notícias"

Só que há aqui um busílis: enquanto o trânsito for o que é naquela praça e ruas circundantes, os prédios estiverem como estão, o Ritz não reabrir, o Hot Clube não der um salto em frente, o Capitólio, o mesmo; e a Avenida não voltar a ser o boulevard que já foi, não há grande futuro para a Praça da Alegria.

PF

Sem comentários: