19/02/2007

PORMENORES FUNDAMENTAIS

Pelo menos, só hoje reparei. Nem passo ali a pé. Parece-me que foi recentemente que a Av. 5 de Outubro viu serem mudados os seus candeeiros de iluminação pública. Desconheço com detalhe se os anteriores estavam já no fim de vida ou não. Mas sei que eram peças “normais”, semelhantes às que encontramos naquela zona da cidade.

E como são os novos? Só os vi de dia e chega-me. Não discuto se iluminam melhor (basicamente é uma questão de lâmpada e mecanismo de suporte) mas interessa-me discutir a sua qualidade estética e sinalização.

Explico. O primeiro-ministro disse ontem que as cidades são economicamente interessantes quando são bonitas, porque se tornam atractivas. A beleza das cidades faz-se de muitos milhares de factores, entre os quais o do mobiliário urbano.

No livro PARADIGMA URBANO – AS CIDADES DO NOVO MILÉNIO, Quetzal Editores 2002 (obra muito interessante, desde que lida criticamente), há um estimulante artigo, desde já recomendado aos autarcas e dirigentes municipais, que se chama, precisa e sugestivamente A IMPORTÂNCIA DOS CANDEEIROS E DAS CABINES TELEFÓNICAS, onde se escalpeliza a necessidade de certos objectos permanentes das cidades serem belos e fortes, transmitindo solidez, estabilidade e segurança aos cidadãos.

Estes candeeiros não são bonitos e não têm dignidade. Que sinais podem eles transmitir? A mim, sinalizam-me uma ideia pífia de cidade.


A foto não deixa perceber a falta de qualidade do objecto, demasiado fino mas não tão fino quanto o deveria se fosse efectivamente um candeeiros fino. É algo de equívoco ou híbrido, com um penduricalho lá em cima a fazer que é bonito. Nem suporte possui, nasce fininho e medíocre directamente para os ares. Um objecto pretensioso, fortemente suburbano, descabido no miolo da cidade – e como se deseja que os subúrbios também dispensassem estes candeeiros, seriam então o que não são.

E depois há outro pormenor, tão fundamental quanto o primeiro. Aquela marca lisboeta, tão inequivocamente lisboeta, tão permanentemente lisboeta, do desleixo e da trapalhice: aparentemente acabada a obra, restam montinhos de entulho aqui e acolá, um, dois, três buraquinhos que falharam a serem tapados, mais à frente uns montículos de areia que não foram levados, mais à frente uns suportes de pedra dos antigos candeeiros que também ficaram esquecidos.


Não é assim que se fazem cidades bonitas. Nem cidades. Assim só se fazem conglomerados de cimento e gente.

É Lisboa.

Tramaram-nos, não?

4 comentários:

Anónimo disse...

Acho a segunda marca muito mais irritante...e preocupante. A nossa incapacidade de conclusão, de levar as coisas até à meta final, fica o montinho, o buraquinho, o mal acabado....o carimbo do atraso.

JA

Anónimo disse...

Também não gosto dos candeeiros. Mas não gosto dos de cimento. E tem razão sobre cabinas telefónicas. Acrescento os marcos de correio.
E tem razão o leitor JA sobre o que é pior.
E não digo nada da publicidade.
Cumpts.

Anónimo disse...

Os novos candeeiros na Av. 5 de Outubro são PIROSOS, FEIOS, PATÉTICOS! São iguais aos banais candeeiros que se usam em tantas partes do mundo! O mesmo erro já foi cometido em 1998 na Alameda D. Afonso Henriques. Andamos a destruir os candeeiros que foram desenhados apenas para Lisboa durante os séculos XIX e XX ( alguns até para uma praça ou avenida específica) por estas coisas sem alma, saídos de um qualquer catálogo! E assim se vai perdendo Lisboa...

Anónimo disse...

Pois eu moro nesta Avenida e finalmente tenho luz de jeito.
Em relação à beleza dos candeeiros...,bem como diz um velho ditado

"AS OPINIÕES SÃO COMO OS OLHOS DO CU, CADA UM TEM O SEU, E QUEM QUISER DÁ-LO...DÁ-LO"

...pois aqui, muitos gostam de "dá-lo"
N.R.: arranjem uma vida