13/08/2008

Extensão da linha Azul do metro até à Reboleira

O Metropolitano de Lisboa vai ganhar 4 milhões de novos passageiros por ano, graças à extensão da linha entre a Amadora-Este e a Reboleira.

Com um investimento estimado em 58 milhões de euros, a nova estação da Reboleira deverá iniciar actividade no primeiro semestre de 2011, período a partir do qual passará a haver uma ligação entre a linha azul do metro e a linha de Sintra da Refer, há muito aguardada.

in Agência Financeira

O contrato, celebrado na presença da secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, prevê a construção de uma galeria dupla de cerca de 200 , um término de 280 metros e uma estação com cais de cem metros de comprimento de 'interface' com a actual estação de comboios da Reboleira, na linha de caminhos-de-ferro de Sintra.
in Sic.pt

Obra resolve «incoerência» e não vai prejudicar CP

Segundo a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, que esteve presente na cerimónia, este prolongamento resolve «uma das maiores incoerências técnicas» da região metropolitana de Lisboa, que era a incapacidade de ligar o metro da linha azul (com a actual paragem terminal em Amadora-Este) ao comboio de Sintra «devido a uma falha de 200 e tal metros».

Sobre as acusações de que a obra poderá prejudicar o tráfego nos comboios da CP, Ana Paula Vitorino disse discordar, até porque «os sistemas de transporte público não existem para as empresas de transporte, mas para melhorarem a qualidade de vida dos cidadãos».

Aos jornalistas, a responsável pela pasta dos Transportes assegurou que a chegada do metropolitano à Reboleira trará globalmente mais utilizadores de transportes públicos e acabará por «resolver uma incoerência».

«Não fazemos 200 e tal metros porque prejudica a CP. Não é verdade. Ao melhorarmos o sistema global, estamos a melhorar o número de clientes de todo o sistema de transportes», acrescentou.

In Agência Financeira

O metro no futuro

Quando os trabalhos estiverem concluídos, passará a ser possível a um passageiro realizar o percurso entre a Reboleira e o Marquês de Pombal em 19,5 minutos e entre a nova estação e Santa Apolónia em 27 minutos.

A obra é mais uma incluída no projecto de rede futura do Metropolitano de Lisboa, que terá 57 estações e 45,2 quilómetros de linhas.

in Agência Financeira

A extensão da linha Azul entre a Amadora-Este e a Reboleira deverá estar concluída em 2011 e insere-se no plano de expansão da rede do Metropolitano de Lisboa, que, depois da abertura das estações do Terreiro do Paço e Santa Apolónia prevê ainda a entrada em serviço de mais seis novas estações até 2011, distribuídas entre a linha Azul e a Vermelha, atingindo um total de 9,6 novos quilómetros de rede.

Assim, na Linha Vermelha, a ligação Alameda/São Sebastião, que inclui a construção de duas novas estações, numa extensão de 1,8 quilómetros, tem abertura prevista para 2009, enquanto a ligação Oriente/Aeroporto, com três novas estações, estará concluída em 2010.

A ligação entre São Sebastião e Campolide deverá estar concluida em 2011, uma obra que implicará a construção de uma nova estação.
in Sic.pt

Video da sic aqui

1 comentário:

daniel costa-lourenço disse...

Caso a extensão da Reboleira ou de Campolide tivesse sido incluída nos concursos iniciais, o valor da empreitada seria reduzido a cerca de metade. Seguramente.