13/11/2008

A democracia, o deserto, a arrogância e o desprezo

O Ministro Mário Lino, aquele do deserto, du "jamais", e de mais meia dúzia de outras do mesmo calibre, continua.

"Governo assina acordo com Liscont sobre ampliação".

Vale a pena ler a notícia completa: demonstra a pressa que têm em ajudar os amigos, que é muita; e o respeito que têm pelas pessoas, que é nenhum.

Este projecto é um escândalo do ponto de vista técnico - não há estudos que sustentem a localização da nova plataforma em Alcântara -, é um escândalo do ponto de vista económico - estamos a dilapidar dinheiro dos contribuintes - e é um escândalo do ponto de vista político - o simples facto de o PCA da Mota-Engil ser quem é aconselharia mais prudência da parte do Governo.

"O ministro das Obras Públicas considera que não ampliar o porto em Alcântara será desviar gratuitamente as transportadoras para Espanha." - isto no dia seguinte a aparecer na imprensa uma notícia sobre o aumento da tráfego de contentores em Sines: 52,3%!

"O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa concordou com tudo o que o ministro disse" - uma pessoa que foi eleita dizendo que ia "devolver o rio à cidade".

É revoltante.

12 comentários:

Anónimo disse...

eh pá...já enjoa esta história...

não sabem falar em outra coisa?

Anónimo disse...

Os membros deste blog deviam mostrar os cartões ou as ligações aos partidos...

Anónimo disse...

SOCIALISTA NO PODER VIRA FARAÓ

Luís Serpa disse...

Caros anónimos

a)das 08,20: se esta história o enjôa agora, imagine quanto vai enjoar até 2042;
b)das 08,21: lamento não poder mostrar o meu cartão de partido. Não tenho. Não pertenço a nenhum partido.

Anónimo disse...

......cartões de partidos neste blogue....humm, talvez um baralho de cartas?
Voltando ao assunto....este país tem graves problemas de GESTÃO...o resto, depende muito disso mesmo.

JA

Anónimo disse...

melgas...

Anónimo disse...

Quem escreve neste BLOG está farto de assistir a uma geração de amigos que consecutivamente se servem de dinheiros públicos.
Assistimos à mais de 30 anos a essa "geração" de amiguinhos delapidarem o país.
Estamos fartos. Queremos MUDANÇA.
Se calhar necessitamos de um Obama para correr com esses "bushezinhos" todos daí para fora, não têm cultura, educaçao ou formação, muitos nem canudo têm!

Anónimo disse...

Os blogs incomodam muita gente que lhes vê fugir debaixo dos pés o controlo total da informação que tanto prezam, se está enjoado tome uns comprimidos porque vamos continuar a falar dos problemas, por muito que isso incomode alguém.
AL

Anónimo disse...

melguitas....

Lesma Morta disse...

Incrível também o que se diz dessas propostas estarem mais do que feitas além Pirinéus. Serve essa afirmação só para enganar os desconhecedores da verdadeira realidade que separa um país cujas cidades tenham um verdadeiro plano urbanístico, das que tudo fazem com o objectivo primeiro e último do lucro (leia-se da APL e da Mota-Engil), esquecendo do verdadeiro objectivo que é o de bem servir o cidadão. Mas veja-se:
Em Roma - Porto que serve - Civitavecchia 72 km; Atenas - porto que serve - Pireu 10 km; Em Oslo - a área portuária da capital na zona de Aker Brygge, foi transformada em zona comercial e habitacional e entregue aos munícipes e a barcos de recreio. E só para citar algumas capitais servidas por mar e que dele abdicaram em favor da população.

Anónimo disse...

Atenas - porto que serve - Pireu 10 km

Pireu é hoje um suburbio
de Atenas. Atenas (cidade) não está junto ao mar.

Esses 10km são falaciosos.

Assim tb posso dizer que alcantara está a 5km do rossio

Roma, não está junto ao mar tb...

Ma

Luís Serpa disse...

Caro, ou Cara, Ma

Dizer que Roma ou Atenas são servidas por portos que estão longe das cidades não é falacioso. É um facto.

A APL e o Governo argumentam que o terminal de contentores se deve situar em Alcântara porque a maior parte da carga vai para a margem Norte - é verdade; mas esse sim, é um argumento falacioso e de má-fé: a maior parte da carga irá para a plataforma logística de Madrid, que é efectivamente na margem norte do Tejo - mas, estará decerto de acordo, o facto de o terminal ser em Alcântara, Trafaria ou Sines muito pouca influência terá - além de que quem paga o preço são os espanhóis, não somos nós. Preço esse que é, de resto, insignificante - o transporte avulso de um contentor de 40' (2 TEU) de Sines para Lisboa custa 300 euros, ou seja 1,25 cêntimos por quilo (claro está que com contratos regulares este preço desce para menos de um cêntimo por quilo).

Se o custo do transporte terrestre das mercadorias tivesse um impacto importante no preço final das coisas, a Madeira seria significativamente mais barata do que o Continente - aliás, até têm o IVA a 15%, enquanto o nosso é a 20%. Infelizmente (para os Madeirenses) não é isso que acontece.