26/11/2008

Novidades sobre a expansão do Metro de Lisboa

Metro de Lisboa com expansão associada à linha do Oeste

A nova fase de crescimento da rede do Metro de Lisboa (ML) no século XXI está agora a dar os primeiros passos. Além de se manterem as possibilidades de criar novas estações na Estrela, Campolide, Amoreiras, Campo de Ourique ou Alcântara, está em estudo a ligação entre a Amadora e Odivelas através de “trólei bus” (autocarro sobre rodas alimentado por electricidade) e a expansão para Norte e para a periferia da cidade, preferencialmente, mas não exclusivamente, através de linhas de metropolitanos ligeiros (equivalentes aos do Metro do Porto ou do Sul do Tejo, na margem Sul).

“É preciso ter a noção de que os metropolitanos são mais adequados para os transportes urbanos e não para os suburbanos. O Metro de Lisboa vai aos concelhos limítrofes, e deve ir, mas em termos de expansão a questão é diferente. Os comboios é que existem para os transportes suburbanos, mais os transportes colectivos rodoviários”, defende Ana Paula Vitorino, secretária de Estado dos Transportes, em declarações ao Diário Económico.

(...)

Existe um elemento novo, que é associar esse projecto ao investimento na variante [duplicação] da linha ferroviária do Oeste”

(...)

Outro projecto de expansão da rede do ML em associação com a CP vai verificar-se na linha azul, entre a Amadora e Odivelas. “Com a Câmara da Amadora, está um projecto em cima da mesa, designado ‘mega-trólei bus’, que irá fazer a ligação entre o futuro centro comercial Dolce Vita Tejo e estação dupla do ML e da CP na Reboleira (ver caixa ao lado). Está em estudo uma segunda fase deste projecto, que pretende fazer a ligação, também em ‘mega-trólei bus’, entre a estação da Reboleira e a linha amarela do metro, em Odivelas.



“Planear os transportes não é colorir desenhos”

Ana Paula Vitorino promete para breve as linhas-mestras da nova fase de expansão do Metro.

(...)

A complexidade das análises custo-benefício, a identificação das assimetrias de serviço de transportes na área metropolitana de Lisboa, os estudos de tráfego, de mobilidade e de tendência de emprego são as variáveis que têm vindo a ser trabalhadas. Depois de apurados os indicadores de cobertura espacial e populacional e o tempo médio de acesso, por freguesia, a uma estação do Metro, da CP ou da Fertagus, procedeu-se à marcação de zonamento de hierarquias de serviço.

(...)

A governante acrescenta que há ainda muita decisão em equação. “Por exemplo, em Alcântara, já foi decidido o desnivelamento. Justifica-se ter ali um metropolitano, mas falta ainda ter indicadores objectivos para saber se vai ser um metro pesado ou ligeiro de superfície”, reconhece Ana Paula Vitorino.

(...)

Campo Grande a triplicar
Joaquim Reis, presidente do ML, disse ao DE que a empresa está “a proceder ao levantamento topográfico e de procura de passageiros e esperamos ter tudo concluído e apresentado durante o primeiro trimestre de 2009”.

Sobre o cruzamento da linha Amarela com as linhas Vermelha e Verde no Campo Grande, Joaquim Reis destaca que se “pretende fazer ali um interface das três linhas”.

“Se se concretizar esse projecto, a estação do Campo Grande seria a primeira do género em Portugal”, adianta Joaquim Reis, referindo, contudo, que existem algumas dificuldades técnicas para efectuar esse interface.


Metro ligeiro exige empresa?
“Não ponho fora de questão que o Metro de Lisboa tenha de evoluir de um metro pesado para um metro ligeiro. Mas, é preciso ter em linha de conta que a gestão de um metro pesado é muito diferente da de um metro ligeiro”, avisa Joaquim Reis. O presidente do Metro de Lisboa duvida mesmo que essa especificidade do modelo de negócio não exija a criação de uma sociedade própria para o efeito. “Em termos de disponibilidade de oferta, é melhor haver uma gestão única, concentrada numa empresa só. Mas, em termos de repartição de custos e de gerar sinergias não é tão linear que uma empresa de gestão única e centralizada traga vantagens. Daí, talvez seja interessante avaliar se é necessário criar uma empresa específica para gerir o sistema de metro ligeiro que vier a ser criado em Lisboa”, defende Joaquim Reis.


"Vamos a ver se é neste PER que o Metro finalmente chega à zona ocidental de Lisboa.
Mais uma empresa para o metro ligeiro? Mais confusão tarifária (que na AML já é pouca)? Mais passivos astronómicos? Mais tachos?"

3 comentários:

Anónimo disse...

o comentário dos tachos é completamente despropositado.

Anónimo disse...

não comecem já a matar a ideia com argumentos tipo "tacho"

Anónimo disse...

que raio de comentário... podiam limitar-se a transcrever a entrevista