25/11/2008

Palácio Condes da Ribeira Grande vai acolher hotel de cinco estrelas

Plano sugere, na Praça das Indústrias, o fim do parque de estacionamento à superfície e a transformação da área numa grande zona arborizada
O Palácio dos Condes da Ribeira Grande, na Junqueira, vai acolher um hotel de cinco estrelas, segundo o projecto urbano para aquela zona que o vereador Manuel Salgado levará amanhã à reunião da Câmara de Lisboa.
De acordo com o Plano de Pormenor do Projecto Urbano para o Centro de Congressos - que deverá ser objecto de discussão pública -, o palácio acolherá ainda uma área de exposições, o viaduto pedonal provisório existente naquela zona será substituído e a rede viária alterada. O projecto, segundo a agência noticiosa Lusa, abrange uma área superior a 96 mil metros quadrados entre o edifício da Cordoaria Nacional e o da antiga Standard Eléctrica, que passará a ser classificada como área histórica habitacional.
Após a ampliação do centro de congressos foi criada uma nova praça, a sul, que permitiu o acesso de autocarros através da Avenida da Índia e a criação de estacionamento subterrâneo, com ligação directa àquele centro. Nesta zona está prevista igualmente a construção de um novo edifício, para extensão do hotel, que servirá de "charneira" entre o palácio e a unidade de equipamento.
No palácio ficarão instalados a recepção, os principais quartos, as áreas de estar e de exposição. No segundo edifício serão instaladas as zonas de restaurante e cafetaria, bem como mais quartos. Na unidade de equipamento ficará a extensão das áreas de exposição do palácio, sendo a interligação entre as duas zonas, feitas através do jardim a criar no logradouro.
O palácio está em vias de classificação. Na zona sul da área do plano, foram realizadas várias intervenções para salvaguardar a Cordoaria e ordenar o trânsito de pessoas e veículos, com a duplicação da largura da faixa de rodagem e o alargamento dos passeios. O projecto prevê a demolição de uma construção ali existente para garantir uma zona de transição entre os edifícios ligados ao centro de congressos (hotel, Pavilhão Keil do Amaral e novo módulo de congressos) e a Cordoaria. Na área situada entre o hotel e a Rua de Mécia Mouzinho de Albuquerque é proposta a criação de uma zona verde que permitirá construir um viaduto pedonal, sem barreiras arquitectónicas, como ligação privilegiada à zona ribeirinha.

In Publico

Um viaduto pedonal em frente do centro de congressos, do plano de actividades para 2009 consta a criação de um viaduto pedonal na zona de Santos, mais a passagem superior prevista para o novo museu dos Coches a juntar a todos as passagens superiores que já existem e não tarda nada a Av. da Índia parece o IC19

Sem comentários: