20/04/2009

PCP exige "imediata suspensão" do novo Museu dos Coches

In Diário de Notícias (19/4/2009)
por MARIA JOÃO PINTO


«Em projecto de resolução entregue na AR, deputados comunistas apelam ao Governo para que submeta o 'dossier' a discussão pública.

A construção do novo Museu Nacional dos Coches (MNC) constitui "uma decisão desastrosa pela falta de perspectiva estratégica" em matéria de "política museológica e cultural que traduz", pelo que "deve ser urgentemente reponderada". Em projecto de resolução entregue na Assembleia da República, o Grupo Parlamentar do PCP apela ao Governo para que proceda à "imediata suspensão do processo de construção" daquele equipamento no recinto das antigas Oficinas Gerais de Material do Exército (OGME) e "inicie um processo de discussão pública [do dossier], divulgando todos os estudos e avaliações técnicas" de suporte às "opções assumidas".

"O Governo não conseguiu até hoje explicar a necessidade de construir um novo MNC, muito menos justificar a construção desse museu como prioritária face a outras necessidades de investimento" no sector, referem os deputados do PCP no documento.

Considerando que, "a esta realidade, não será certamente alheio o facto de se tratar de uma decisão tomada no âmbito do Ministério da Economia e Inovação" e não da Cultura, o PCP manifesta o seu repúdio pela forma como o processo tem vindo a ser conduzido, à revelia de "qualquer perspectiva estratégica de requalificação, modernização ou melhoria dos serviços e museus sob tutela da Cultura".

Entre as consequências desta decisão, escreve o grupo parlamentar comunista, figura, desde logo, a transferência do Museu Nacional de Arqueologia para a Cordoaria Nacional, solução que, apontada em 1962 pelo Presidente Américo Thomaz, "veio ao longo do tempo a demonstrar-se completamente desadequada" para ambos os equipamentos. Sem as suas colecções, em risco fica igualmente a casa-mãe do MNC, de "reconhecido valor patrimonial".

Inaceitável para o PCP é também a "forma como estão a ser desocupadas" as ex-OGME, sede de vários serviços fundamentais do extinto Instituto Português de Arqueologia, incluíndo biblioteca, arquivo, laboratórios e espólio de materiais arqueológicos.»

3 comentários:

Anónimo disse...

Vou votar nestes gajos...

Lesma Morta disse...

Pena que os principais partidos da oposição se escudem sempre no politicamente correcto.

Anónimo disse...

É de saudar esta posição do PCP em defesa da cultura, e, no caso de Lisboa, contra a descaracterização da cidade. Também assinalável as posições de questionar as grandes obras.
Mas o BE continua a ser favorável ao TGV, Nova Ponte, 3ª AE para Porto, etc, apesar de em Lisboa, antes das eleições, defender portagens nas entradas da cidade.